Previsão aponta cinco tecnologias em evidência para 2014

Compuware, empresa que fornece tecnologia para Gestão de Desempenho das Aplicações, traz previsões sobre as mudanças que devem ocorrer em 2014, referentes às cinco atuais tecnologias em evidência no mercado. Os desafios estão em torno do surgimento do AppOps, do direcionamento da gestão das aplicações para a área de TI, da análise do Big Data, além da expansão do papel do APM em detrimento do ITIL e ITSM, e a inovação que o APM trará.pesquisa-de-mercado

Previsão 1: A AppOps surge como uma nova prática. Para acelerar a inovação das aplicações por meio de um alinhamento mais rigoroso dos negócios de tecnologia da informação, o AppOps virá à tona. Os negócios digitais estão em todos os lugares e os líderes dessa área continuarão a alinhar a TI para obter vantagem competitiva. A AppOps alinha o desenvolvimento, as operações de produção e as aplicações de negócios, em um esforço para impulsionar o mercado, trazendo mais lançamentos de aplicações por mês, por semana e por dia. O impulso dado pelos líderes de negócios vai exigir que a TI repense e forme novos grupos para atender a um mundo mais dinâmico.

Previsão 2: Aplicações móveis como um fenômeno único irão desaparecer. Não só haverá mais aplicações móveis e mais usuários, mas eles vão ser reabsorvidos para o núcleo de TI e para os processos de negócios de suas empresas. Mobile, nativa e web como canais separados de engajamento vai dar lugar ao desenvolvimento de aplicações Omni-Channel. A experiência e o comportamento do usuário e a análise cruzada destes canais serão diferenciais de negócios para que as empresas se preparem para o período de compras.

Previsão 3: Os burburinhos sobre o Big Data irão se aquietar como se mudasse do previsível para a realidade. O Big Data deve passar pelo 'vale da desilusão', antes que ele possa emergir como uma tecnologia 'mainstream', em 2015. Em 2014, as empresas que produzem grandes volumes de dados irão procurar maneiras mais inteligentes para dimensionar seu crescimento, em ambientes flexíveis.

A análise de dados em tempo real vai empurrar os primeiros líderes para além do uso das ferramentas gratuitas. Vai levá-los para abordagens mais comprovadas, fornecidas pela nova geração de soluções APM. Para aqueles dados levantados pela primeira vez, as empresas vão querer simplificar o desenvolvimento até a implantação com metodologias e ferramentas inovadoras. A nova geração APM, com capacidade especializada em Big Data, surgirá como fator chave para o êxito dos projetos que trabalham com grandes volumes de dados.

Previsão 4: Antigas disciplinas de ITIL e ITSM serão fortemente desafiadas em 2014. Estas disciplinas, construídas em princípios sólidos e metodologias, têm guiado os líderes de TI há mais de duas décadas. No entanto, o ritmo da mudança, o impacto nos negócios de aplicações, bem como a complexidade dinâmica da 'Internet das Coisas', estão tornando ITIL e ITSM menos relevantes. Para muitos, eles são âncoras retendo a inovação e mudança que as empresas necessitam para sobreviver e prosperar. Esta realidade irá conduzi-los a mudar, e neste rompimento de TI vão procurar por sistemas mais dinâmicos e inteligentes e ferramentas para construir novos modelos. Como resultado, o APM irá expandir e desempenhar um papel muito maior no mundo de TI.

Previsão 5: A nova geração APM irá emergir como um quadro estratégico de TI para modernas aplicações compostas - usadas ??para acelerar a inovação, eliminar a suposições e garantir a experiência do usuário. Ao contrário das velhas ferramentas APM usadas ??para monitorar a produção e alertar para os problemas posteriores a sua ocorrência, esta nova geração APM é usada para eliminar os gargalos entre produção, teste e desenvolvimento. Pela primeira vez, uma abordagem proativa comprovada para o desempenho de aplicações e gerenciamento de disponibilidade. A nova geração APM irá redefinir a categoria e emergir como a sucessora comprovada para a fracassada visão do fornecedor de megaestrutura da última década.

"2014 vai trazer mudanças transformadoras em TI e não apenas para atender às necessidades de empresas voltadas para o App de hoje, a explosão do uso de celulares e da adoção de estratégias Big Data, mas também nas metodologias fundamentais de TI, que guiam os negócios à medida que crescem e competem", completa o gerente da unidade APM da Compuware, John Van Siclen.

 

Share This Post

Post Comment