Escola Municipal adere ao controle de frequência digital

Desde o início de 2010, alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Roberto Mário Santini da cidade de Praia Grande, litoral de São Paulo utilizam um controle de frequência digital, idealizado por meio de parceria entre a Madis e a Secretaria de Educação da cidade. A fabricante de relógio de ponto e controle de acesso é a responsável pelos equipamentos de leitura biométrica e viabilização da comunicação da base de dados. O desenvolvimento do sistema ficou a cargo de funcionários públicos da área de programação da Secretaria de Educação de Praia Grande. 

Lá foram instalados 13 leitores biométricos, que corresponde ao número de salas de aula. Atualmente, o sistema está atendendo cerca de 630 alunos nessa unidade. O mecanismo é de um coletor de dados biométricos – o MD 5705 da Madis. O aparelho registra a presença do estudante, por meio da leitura biométrica do dedo. “O sistema envia aos pais, diariamente, um e-mail informando o horário exato que o aluno entrou e saiu da sala de aula da escola”, afirma chefe da Coordenadoria de Programas de Inclusão Digital da cidade, Marcos Pastorello.  De acordo com Pastorello, em 2012 mais dez escolas municipais de Praia Grande ganharão o equipamento. A perspectiva é que as 30 unidades municipais de ensino fundamental da cidade já tenham adotado o sistema em 2013.

Atualmente, mais cinco escolas municipais da região já utilizam o sistema. Ao todo são cerca de 3 300 alunos atendidos por 58 equipamentos da Madis. Os principais benefícios do projeto são os controles de diário de classe, de merendas, evasão escolar, acompanhamento do programa Bolsa Família (que se baseia na frequência dos alunos para manter o benefício) e envio de e-mail e SMS para os responsáveis pelos estudantes. O desperdício de alimentos (merenda) é evitado por meio de um computador. A cozinha da instituição recebe em tempo real o número exato de alunos que estão na escola para fazer a quantidade ideal de comida.

Share This Post

One Response to "Escola Municipal adere ao controle de frequência digital"

Post Comment