O que promete ser excitante em TI em 2014

por Glenn Johnson

“Exciting Information Technology” não é sequer registrado no Google Trends. E eu receio dizer que #excitingIT não é um trending topic no Twitter também. Numa indústria onde a hype vinda dos fornecedores de TI está constantemente desligada aos compradores, você deveria avaliar melhor o que vem dos analistas do Gartner e Forrester e iria perceber que o seu hotline psíquico de previsões de fim de ano não são tão interessantes assim.Glenn Jonhnson

No entanto, eu tenho uma atribuição por parte dos meus leitores para escrever sobre o que me excita para 2014 na TI. E eu me animo com o que chamo de mundo real de TI. Então, quais são as tendências que afetarão as típicas médias e grandes empresas em 2014 e que valem a pena ficar animado – ou, pelo menos, vale a pena levantar uma sobrancelha?

Plataformas de Integração de APIs.

Todos os tipos de previsões estão surgindo sobre as APIs (ApplicationProgramming Interface – Interface de Programação de Aplicativos). Sobre como elas são maravilhosas e como elas resolvem tudo. A verdade é que as APIs geram muito trabalho. A maioria das grandes empresas lidam com APIs contratando equipes de programadores para escrever programas para se comunicar com APIs. Assim, uma equipe escreve uma comunicação com a API para o sistema ERP A. Outra equipe de programação escreve uma comunicação com a API da Plataforma de eCommerce B. Uma terceira equipe de programação escreve uma comunicação com a API do sistema CRM C. Você entendeu. São várias equipes de programação. E no final do dia, a integração caseira que resulta não é tão robusta, escalável, de fácil manutenção e confiável.
Eu acho as APIs um incômodo. Um mal necessário. Por que contratar todas essas equipes de programação e sobrecarregar a TI? Uma abordagem muito melhor é integrar automaticamente as APIs. Isso sim me anima: 2014 será o ano da “Grande Bolha de Programação de API em 2014?. Você ouviu aqui primeiro. Empresas vão perceber que eles estão investindo esforços demasiados em programação personalizada para integrar sistemas empresariais comuns com aplicações em nuvem, móveis e legados. Isto irá forçar um número crescente de médios e grandes departamentos de TI a adotar plataformas de integração que evitam esforços de programação com APIs. Isso me anima!

Entrega Multi-Canal

As máquinas de criar hypes estão focadas na importância de soluções móveis multiplataformas. Alguns afirmam que toolkits JavaScript são o Nirvana. Outros postulam como sendo as plataformas MEAP (plataformas de aplicativos móveis corporativos). Pegadinha! Esta é uma falsa escolha entre duas opções ruins (quais são as opções?). O problema com este tipo de decisão é que a questão em si é falha. O problema que enfrentam os desenvolvedores de TI é em como lidar com todas as diferentes plataformas móveis? Ou o desafio é maior  que este? Não precisam só de soluções de tecnologia da informação para os dispositivos móveis, precisam de aplicativos para a Web, para uma rede tradicional de TI, apps SharePoint e entrega de documentos através de pdf, http, xml, e dezenas de outros formatos.

O desafio para os departamentos de TI vai além do desenvolvimento de aplicativos multiplataformas, é na verdade a sua distribuição em múltiplos canais. Aqui, novamente, eu acho que estamos prontos para uma “Grande Bolha da Programação HTML5/JavaScript em 2014-15?. Muita demanda e pouca capacidade de entrega de aplicativos importantes com look and feel nativos através de múltiplos canais levarão a várias falhas de projeto de desenvolvimento de software em todos os setores. Eu não estou dizendo isto porque eu sou um pessimista. Ao contrário, estou animado porque eu sou um evolucionista e eu acredito que isto fará com que a atenção se volte a plataformas de desenvolvimento multicanais de verdade. A sobrevivência do mais forte fará com que as soluções multicanais surjam como os verdadeiros vencedores .

Escala Web TI

OK, eu dedico este ao Gartner e Forrester. Mesmo um esquilo cego encontra uma noz de vez em quando. Você vai notar que a maioria dos artigos de previsões incluem, normalmente 10 ou mais itens. Sendo assim, um ou dois deles provavelmente irão se concretizar. (É claro que muitos já são verdadeiros e os analistas simplesmente usam palavras novas para descrever algo que todos nós já temos observado.)

Nuvem, mobilidade e mídias sociais não são convergentes, como os analistas afirmam, ao invés disso estão colidindo! Há uma diferença. Convergência significa integração harmônica. Colisão descreve melhor essas três tendências disruptivas, tudo somando-se a quantidade, mudança, diversidade, transmissão e armazenamento de dados. Eu rio quando ouço as pessoas falarem sobre Big Data como uma solução. ”Nós somos um fornecedor de Big Data Analytics”, diz o representante de vendas verde. “Bem, obrigado, eu vou me lembrar de ficar longe disso!”. A tendência de Big Data não me anima. Na era da empresa sustentável, Big Data é o problema. Então, qual é a solução? Web Scale IT. O fundamento do Web Scale IT é o In Memory Data Grid, soluções de infraestrutura com arquitetura baseada em espaços e elasticamente escaláveis.

Então é isso. Essas são as três coisas excitantes que eu não posso esperar para ver departamentos de TI viverem neste 2014.

(*)VP Sênior da Magic Software Enterprises Americas

Share This Post

Post Comment