Ciclic, primeira fintech do mercado de previdência complementar, anuncia o lançamento da sua primeira grande campanha. Focada, em sua totalidade, nas redes sociais, a campanha mostra a evolução na forma como o brasileiro guarda dinheiro e, com uma abordagem diferenciada das tradicionais ações de marketing do mercado financeiro, procura atrair a atenção da geração millennial através de uma aposta baseada em uma abordagem simples, direta e voltada à realização de sonhos mais flexíveis e de médio prazo, o que constitui uma característica marcante dessa geração.

A campanha consiste em vídeos curtos, com uma proposta de linguagem diferente da geralmente usada em ações de publicidade neste mercado. Muitas das cenas foram gravadas em câmeras com efeito VHS, com locações no interior, colagens, sonoplastia particular e recursos específicos para redes sociais, como boomerang, tudo com uma abordagem jovem e direta, reforçada pelo slogan com que a marca quer se estabelecer no mercado: "Clique. Aplique. Conquiste."

A praticidade para simular e contratar os planos de previdência pela Ciclic é um dos pilares da comunicação desenvolvida. Para destacar esse foco, a fintech irá divulgar a campanha apenas em canais digitais como Facebook, Instagram e YouTube, com vídeos que apresentam a empresa como uma plataforma digital de finanças acessível e segura para a aquisição de produtos de previdência privada, mostrando que qualquer pessoa pode investir em um plano de previdência complementar.

O foco foi escolhido após pesquisas indicarem que mais de 75% dos brasileiros, independente de classe social, não conseguem guardar nenhuma parte de seus rendimentos. "Esses dados assustam, mas é a mudança desse comportamento que queremos desenvolver", afirma o CEO da fintech, Raphael Swierczynski. "Fizemos estudos específicos sobre o tema, que revelaram que os planos de previdência ocupam o terceiro lugar na preferência dos brasileiros quando se fala em guardar dinheiro, atrás do ultrapassado 'guardar embaixo do colchão' e da tradicional caderneta de poupança", explica. É aí que entra o produto desenvolvido pela Ciclic, com o intuito inicial de entregar uma experiência 100% digital e flexível.

Joint venture da BB Seguridade e da Principal Financial Group, a Ciclic foi lançada em dezembro de 2017 e traz uma nova abordagem quando se fala em previdência privada. A ideia central da empresa é desmistificar a relação que esse tipo de investimento hoje possui com a aposentadoria: a proposta da Ciclic é mostrar que sim, com previdência privada também é possível alcançar realizações pessoais como uma viagem, a compra de um automóvel ou, até mesmo, a organização de uma festa de casamento.