Com olhar ao maio ambiente

A Konica Minolta preocupa-se com a conservação do meio ambiente durante cada fase do ciclo de vida de seus produtos – incluindo produção, transporte, venda, utilização e descarte de materiais. A companhia japonesa possui uma série de ações para redução do aquecimento global, reciclagem, diminuição do risco ambiental de substâncias químicas e preservação da biodiversidade do planeta. 

[private] Uma das ações que contribui para a prevenção do aquecimento global é o Plano Ambiental 2015, um plano de médio prazo que tem como alvo a redução de 20% das emissões de CO2 (segundo os níveis emitidos em 2005) até 2015, em todas as etapas do ciclo de vida dos produtos. Já a Eco Visão 2050, formulada em janeiro de 2009, trata-se de uma visão de longo prazo que tem como objetivo reduzir em 80% as emissões de CO2 até 2050 (vide os níveis emitidos em 2005). Além disso, a Eco Visão 2050 da Konica Minolta reforça a importância do uso e reúso eficaz dos recursos limitados e trabalha para promover a restauração e a preservação da biodiversidade da terra.

A companhia possui ainda diversos reconhecimentos e certificações internacionais de boas práticas ambientais, como a ISO 14001, que indica que a empresa atua de acordo com a legislação ambiental e adota procedimentos corretos para proteger o meio ambiente e minimizar os impactos ambientais.

Além disso, todos os equipamentos da linha bizhub da Konica Minolta possuem certificados mundiais, como o rigoroso Blue Angel Mark, lançado na Alemanha em 1977 e criado com o objetivo de mensurar as políticas ambientais das empresas e assim garantir práticas positivas para a fabricação de produtos e prestação de serviços. Todas as bizhubs são também qualificadas pelo Energy Star e pelo Prêmio Japonês, selos que reconhecem a eficiência superior na conservação de energia e dos recursos naturais.

Segundo Fuzio Ymayo, gerente nacional de Marketing e Novos Projetos da Konica Minolta, a empresa destina grandes investimentos para assegurar que as emissões e o consumo de energia sejam os menores possíveis em seus processos. “É gratificante ver que os esforços estão sendo reconhecidos. A Konica Minolta espera que seus clientes e parceiros tenham igual comprometimento e a certeza de que a empresa toma todas as providências que estão ao seu alcance para proteger o meio ambiente”, afirma o executivo.

Outro exemplo que demonstra as práticas da Konica Minolta em relação ao meio ambiente é o seu Toner Polimirizado Simitri HD. Desenvolvido exclusivamente pela empresa japonesa, o Toner Polimirizado Simitri HD é produzido com partículas extrafinas capazes de se fixar no papel a uma baixa temperatura de fusão, reduzindo a energia e a força gasta no processo de impressão. Esse processo diminui em 40% a emissão de CO2 em comparação com toners convencionais, além de proporcionar impressões mais vivas, com economia e menos degradação do meio ambiente.

Uma ação interessante que veio ratificar a posição da companhia foi a escolha  como a principal parceira da 15ª Conferência das Partes da ONU - COP15 - a ser realizada em Copenhague (Dinamarca), em dezembro. A empresa foi selecionada pelas boas práticas em conformidade com os ideais da convenção, como proteção ao meio ambiente e redução de energia, fornecerá ao evento mais de 30 equipamentos bizhub, com funções de cópia, impressão, scanner e fax.

Os produtos bizhub que deram  suporte à conferência, antes e durante o evento, oferecem alta qualidade de impressão e economia de energia.  Ao todo foram dezesseis produtos, entre eles, seis unidades da bizhub PRO 1050e, além de diversos outros produtos de escritório.

“A Konica Minolta preocupa-se com a conservação do meio ambiente durante cada fase do ciclo de vida de seus produtos – incluindo produção, transporte, venda, utilização e descarte de materiais. Recentemente, a empresa integrou, ainda, o Pacto Global da ONU, em apoio a dez princípios de respeito aos Direitos Humanos, Trabalhistas, Ambientais e Anticorrupção. A iniciativa tem por objetivo discutir e propor soluções para problemas ambientais e disparidades sociais, incentivando cada empresa participante a ter um crescimento e desenvolvimento mais sustentável”, garante  Fuzio Ymayo. rtuguês www.certificacaoaiim.com.br. [/private]

Share This Post

Post Comment