Eicon visa rede transparente dos sistemas públicos

Eicon visa rede transparente dos sistemas públicos

A Eicon, empresa provedora de soluções inteligentes para gestão pública no Brasil, há 16 anos vem elaborando e atualizando os seus sistemas para, cada vez mais, trazer para a sociedade brasileira a credibilidade dos serviços públicos. Atualmente, a empresa atua em 130 municípios no país e pretende crescer 70% até 2018 em função de novas soluções lançadas para gestão pública.

“O nosso objetivo é oferecer um serviço interativo, ágil, eficiente e intuitivo para que a sociedade se aproxime das operações do serviço público”, diz Luiz Alberto Rodrigues, CEO da Eicon. “A transparência é a solução e a maior aliada para os processos administrativos e práticas anticorrupção do país”, completa Rodrigues.

Os sistemas da Eicon proporcionam auditorias automáticas, evitam fraudes e apontam contradições do sistema público, como os métodos inteligentes que mensuram todos os processos e contam com ferramentas para avaliar quais fornecedores oferecem os melhores preços e serviços para a realização de uma boa gestão. “Tirar a pessoalidade dos procedimentos públicos é a resposta para os problemas das prefeituras do Brasil. Todos serão iguais perante o sistema”, ressalta Rodrigues.

A tecnologia desenvolvida pela empresa além de ajudar na administração e melhor distribuição do dinheiro público, monitora e reporta diretamente para as prefeituras, via aplicativo, a existência de problemas sociais, como buracos no asfalto, lâmpadas queimadas nos postes, acompanhamento de obras públicas e privadas, sempre com base nas leis municipais, entre outras possibilidades.Com esse novo método, o cidadão também pode acompanhar o processo, do começo ao fim, das questões identificadas por ele e assim ter certeza de que o problema foi solucionado por inteiro.

Cidades como Olímpia e São José do Rio Preto, ambas no interior de São Paulo, já perceberam a necessidade de se conectarem com os cidadãos por meio de dispositivos móveis e implantaram soluções que tornam essa conectividade possível.

No caso de Olímpia, o município optou por beneficiar os cidadãos e a administração pública com mais agilidade e segurança na emissão de alvarás e acompanhamento das obras. A prefeitura lançou, no final de 2015, o Programa Obra Fácil. Por meio da ACTO Obras e Habite-se, a plataforma permite que as informações e os documentos necessários em cada obra sejam anexados e enviados à administração pública por meio de um formulário dinâmico preenchido online.

Em São José do Rio Preto, foi a implementada a plataforma ACTO Fiscalização, que ajuda o trabalho dos agentes fiscais e pode ser adaptada de acordo com os principais processos de fiscalização.

De acordo com o CEO da organização, a criação desse tipo de tecnologia diminui expressivamente o acobertamento de atitudes erradas dentro das prefeituras do país.

“A verdade é que a tecnologia já está presente no cotidiano das pessoas, no entanto ela precisa passar também a contribuir para a gestão pública, oferecendo ferramentas para que a população seja cada vez mais ouvida – e atendida – pelos administradores”, diz Rodrigues.

Share This Post

Post Comment