Internet das Coisas (IoT), o que isto muda nas nossas vidas?

Internet das Coisas (IoT), o que isto muda nas nossas vidas?

 

Voltando um pouco no tempo e não precisamos voltar tanto assim, vamos relembrar as "ondas" pelas quais a Internet passou:

1ª Onda da Internet: As pessoas buscando informações através da Internet. Ex: Busca no Google.

2ª Onda da Internet: As pessoas procurando pessoas através da Internet. Ex: Orkut, Facebook.

3ª Onda da Internet: As pessoas controlando as máquinas e fazendo vigilância através da Internet. Ex: Câmeras de segurança.

4ª Onda da Internet: Revolução Industrial, "Internet of Things". Ex: todas as coisas conectadas na Internet.

Nos últimos anos, sem dúvida nenhuma, estão falando cada vez mais da Internet das coisas, e qual o impacto para nós e como isto muda ou mudará as nossas vidas?

Indiscutivelmente estamos na era dos objetos conectados, e não estou falando somente dos computadores, celulares e tablets, mas também carros, eletrodomésticos, termostatos, tratores, acompanhamento médico e por aí a fora. Este sem dúvida nenhuma é um dos assuntos desta nova tecnologia que cada vez mais me fascina, quanto mais eu estudo e pesquiso mais exemplos e possibilidades de aplicação do IoT aparecem, o número crescente de objetos conectados à internet significa dizer mais sensores captando informações e, com isso, mais inteligência e um grande poder de personalização e automação. Para se ter uma ideia, a estimativa é de 50 bilhões de coisas conectadas a Internet até o ano de 2020 movimentando U$D 19 trilhões. Por ai você imagina que praticamente tudo ao seu redor poderá estar conectado a Internet, enviando informações a todo momento, vamos imaginar algumas coisas que poderão estar dentro do "mundo IoT", porém estes são somente alguns exemplos, com certeza precisamos colocar o poder da criação a todo vapor.

Saúde: Você utilizar sensores que enviem informações da sua saúde diretamente para o seu médico, desta forma ele poderá acompanhar como está o seu batimento cardíaco, pressão arterial, nível de diabetes ou se o seu organismo estiver apresentando alguma anormalidade, quem sabe até se antecipar de um ataque cardíaco ou o inicio de um câncer? Por outro lado, outro controle é se deixamos de tomar algum medicamento ou se abusamos de alguma atividade física, ele também poderá acompanhar. No caso da falta de medicamento, não teremos desculpas, porque a caixa onde guardarmos os medicamentos, também terão sensores para avisar a hora certa para tomá-los. Este aviso poderá ser enviado por WhatsApp, SMS, mensagem de voz ou simplesmente um alarme na própria caixa. Imagina no caso de uma pessoa com Alzheimer, os parentes podem fazer o monitoramento usando aplicativos que utilizam sensores que permitem acompanhar seu paradeiro e sua condição mental em casa e na vizinhança, inclusive acompanhar também eventuais tombos ou qualquer outra anormalidade.

Automóvel: Atualmente alguns equipamentos instalados nos carros já nos ajudam, como por exemplo; o piloto automático que além de controlar a velocidade do carro pode ser desarmado com a aproximação de outro carro a frente, aquele sensor que faz a leitura das faixas pintadas no asfalto, sinalizando se eventualmente estamos mudando de faixa propositalmente ou se estamos mudando de faixa em decorrência de uma sonolência. Pensando na IoT, imagina sensores no painel que fazem a leitura do seu rosto e enviam para você informação de algum estranho dentro do seu carro, inclusive enviando uma foto do rosto da pessoa. Caso o "visitante" não seja uma pessoa autorizada por você, através do seu celular pode ser enviado um sinal bloqueando a possibilidade de dar a partida e quem sabe travar as portas evitando que o indivíduo fuja. Outra ação é acionar a viatura policial mais perto e chegar no seu carro o mais rápido possível. No caso de uma colisão entre veículos, o acionamento de socorro poderá ser feito de uma forma mais rápida, inclusive informando a localização e a gravidade do acidente.

Esporte: O seu tênis pode falar com o seu celular, enviando informações do tipo; pisada irregular, desgate e calcular a vida útil restante baseando-se na utilização, neste caso enviar uma cotação para algumas lojas e encomendar um novo tênis e doar o seu tênis antigo. Atualmente já existem alguns aplicativos que calculam a Quilometragem percorrida, velocidade, queima de calorias, aclive e declive no trajeto, entre outras informações, mas a ideia é de incrementar estas informações.

Casa: Neste "mundo" a imaginação corre solta, imagina uma cafeteira que calcula quando o seu café predileto está acabando, neste caso a própria cafeteira faz uma pesquisa no mercado, emite uma ordem de compra e efetua o pagamento. Se a cafeteira estiver no escritório, pode também calcular a hora da sua chegada e enviar uma mensagem para você confirmando se já pode preparar o seu café. A geladeira também pode te ajudar, verificando quando determinado produto está acabando e emitir também uma ordem de compra seguindo os procedimentos adotados pela cafeteira. Este exemplo de comprar alguma coisa que esteja acabando, pode ser aplicada para todos ou quase todos os materiais que utilizamos normalmente em nossas casas. Outro exemplo é a possibilidade de controlar praticamente tudo pelo aplicativo no celular, fechar janelas, acender as luzes, acionar o alarme, através das câmeras de segurança vigiar a casa, babá eletrônica, se o ar condicionado ficou ligado entre outras funcionalidades. Para os idosos, os filhos podem monitorar à distancia se o fogão está ligado sem nenhuma utilização, diga-se de passagem, quem já não esqueceu um fogão acesso!

Cidades: Alguns exemplos que o IoT poderia nos ajudar para serem aplicados nas cidades. Avisar as prefeituras quando da necessidade de limpeza dos bueiros, pelo volume de fluxo de água poderia ser previsto se alguma coisa está entupindo este bueiro e neste caso poderia ser enviado uma solicitação de manutenção para o departamento responsável. Inclusive com a previsão de chuva para determinada região, a prioridade seria solicitada na manutenção deste bueiro. Os "famosos" semáforos inteligentes poderiam ter um pouco mais de inteligência, e informar aos órgãos competentes da necessidade de manutenção (uma simples troca de lâmpada ou alguma manutenção mais crítica) ou até mesmo gerenciar o tempo de abertura, sincronizando com outros semáforos da região de acordo com o volume de carros. O gerenciamento inteligente das lixeiras podem emitir avisos quando elas estiverem cheias e necessitarem serem esvaziadas, desta forma evita o transbordamento do lixo.

Hospedagem: As suas reservas serão feitas diretamente com a fechadura do quarto. A fechadura irá gerenciar a disponibilidade do quarto, solicitar a limpeza e a manutenção em algum equipamento ou utensílio do quarto e até receber e fazer pagamentos. A fechadura poderá fazer tudo isto, porque o que estiver dentro do quarto estará de alguma forma conectada nela através da Internet. Após a efetivação da reserva, você receberá em um aplicativo, a sua liberação e a porta será aberta com o seu celular.

Supermercados: Neste segmento já se falam em processos automatizados, como a identificação de quando um cliente entra no supermercado passando por um check-in eletrônico, as compras são registradas quando o cliente se aproxima de alguma gôndola, no final quando o cliente passar pelo check-out a conta será encerrada e é enviada a informação para o cartão de crédito do cliente. Todo este processo sem a necessidade de uma intervenção manual nem filas, diga-se de passagem nada mal não ter que enfrentar as filas nos supermercados, nem aquele ritual de tirar as compras do carrinho. Durante as compras, caso o cliente pegue algum produto ele poderia ser avisado de alguma contra indicação do tipo; produto com lactose ou na sua composição algo que o cliente seja alérgico.

Estes são alguns exemplos de aplicação do IoT, mas sem dúvida nenhuma podemos aplicar este conceito em diversos outros segmentos, como por exemplo; Mercado Financeiro, Construção Civil e etc.

Como não poderia ser diferente, precisamos também avaliar os riscos da IoT. E para elucidar este risco, podemos mencionar os Hackers. Usando alguns exemplos acima; imagina um hacker intercedendo as informações que são enviadas para o seu médico? Ou quem sabe no exemplo do carro, ele acionar um comando para desligar o seu carro quando você estiver dirigindo em uma estrada? No caso da sua casa, ele pode desligar o alarme ou até mesmo identificar se existe alguém em casa. Pois é, os nossos desenvolvedores precisaram continuar pensando não só no desenvolvimento, mas também em mecanismos para coibir as ações perigosas de um mal intencionado, as consequências do cibercrime cometido através desse dispositivo podem ser particularmente pessoais e ameaçadoras. Contudo, há uma alta probabilidade de ataques que possam causar perturbações de grande alcance.

Para cada solução criada e necessário pensar nas eventuais vulnerabilidades e criar mecanismos para proteger os usuários na sua utilização.

 

[author] [author_image timthumb='on']https://docmanagement.com.br/wp-content/uploads/2017/02/marco-camerini.jpg[/author_image] [author_info]Marco Camerini

Executive Director at Camerini & Bohlsen Consultores Ltda[/author_info] [/author]

Share This Post

Post Comment