Onde sua empresa está nessa “transformação digital”

Onde sua empresa está nessa “transformação digital”

A seguinte situação não é rara. Quando um executivo é questionado sobre como anda a transformação de sua empresa nesse mundo digital, ele responde: "temos um site, temos uma área de TI, temos processos digitais". Mas isso pode ser pouco pra sustentar a sobrevivência da companhia. Um conceito que está se espalhando pelo mundo é o de "digital transformation". Em resumo, ele define empresas que pensam digital primeiro.

Recentemente, duas grandes associações americanas declararam-se decididas a trilhar essa mudança. A American Association for the Advancement of Science soltou comunicado avisando que se tornaria mais focada em seus membros e orientada para o digital (veja o texto aqui).

E a AAAS não é o que se encaixaria numa organização arcaica. Sim, ela está na web, tem softwares e computadores rodando em sua sede, etc. O que faltava era uma nova etapa. Afinal, PCs, sistemas de gestão, softwares de escritório e Internet é coisa que está em nossa rotina mais básica há pelo menos uma década. E estamos em tempos de redes sociais, comunicadores isntantâneos, big data e mobilidade. Por isso o CEO da AAAS, Alan Leshner, enfatiza que agora é hora de um "digital mindset".

- Transformação Digital e a importância da gestão de documentos e informações será um dos destaques no ECMSHOW 2015, que, em sua sexta edição, traz um formato novo, com 3 eventos presenciais (em 01 e 02 de setembro) e mais 10 congressos virtuais durante todo o ano. Acesse o site do ECMSHOW para ver mais sobre o evento presencial e a agenda dos eventos virtuais. -

Outra associação, a Association for Packaging and Processing Technologies, também entrou na transformação digital. Aqui, o desafio era lidar com as mídias de uma forma dinâmica e o comunicado deixa claro que a aposta é nas novas tendências do marketing digital e video.

O que ambos casos mostram é que o conceito de "digital transformation" está se espalhando. Mas há grandes desafios a serem enfrentados. Uma pesquisa da Nonprofit Technology Network mostra que 56% das empresas não tem sequer um funcionário dedicado a pensar uma estratégia digital.

Share This Post

Post Comment