Cleartech cria Escritório de Processos

Cleartech cria Escritório de Processos

A Cleartech, empresa brasileira reconhecida pela excelência na prestação de serviços de grande relevância no mercado de TI/Telecom e também na gestão de grandes projetos, como a solução tecnológica da portabilidade numérica brasileira e também do sistema de negociação de ofertas de atacado, está colocando em operação o seu Escritório de Processos. A iniciativa é uma evolução da Gerencia de Processos e Qualidade (GPQ), área criada pela empresa no início de 2015.

 

“A GPQ surgiu com o objetivo principal de realizar o mapeamento de processos internos da Cleartech e, a partir deste mapeamento, padronizar a execução de atividades dentro da empresa”, explica Gustavo Coelho, gerente de processos e qualidade da Cleartech.

 

Gustavo lembra que esse trabalho consistiu em uma sólida base de conhecimento, uma vez que naturalmente o time, pautado na melhoria contínua, evoluiu as práticas aplicadas na organização para gerenciamento de processos.

 

E foi nesse contexto, aliado a uma oportunidade de capacitação em BPM indicada por um especialista no assunto, Me. Marcos Vanine P. Nader, que a área alcançou a condição de Escritório de Processos, para o que realizou uma reestruturação interna baseada em boas práticas de mercado. “Passamos a responder plenamente aos requisitos necessários para a operarmos como Escritório de Processos”, comemora.

 

Foram três os requisitos trabalhados:

 

  • Ferramental – hoje a Cleartech conta com ferramentas de mercado para desenho e automação dos processos, tecnologia para repositório de documentos, além de parcerias com empresas consolidadas no ramo;

 

  • Conhecimento em BPM – adquirido a partir da capacitação interna e externa da equipe. De acordo com Gustavo, seu time hoje conhece as melhores práticas de mercado e, a partir delas, criou diretrizes de acordo com a necessidade da empresa e seus clientes;

 

  • Engajamento – a Cleartech está engajada, em todos os seus níveis, com a atuação baseada em processos.

 

Nesse contexto, o foco atual da área está no redesenho dos processos (TO BE), pelo que se tem alcançado uma série de benefícios para a organização e seus clientes, tais como, eliminação de atividades de baixo valor agregado, simplificação em conjunto com aumento de produtividade, eliminação de impressos e integrações.

 

“Hoje pegamos o processo atual, aplicamos técnicas e ferramentas e encontramos um processo melhorado em relação ao que era antes. Além disso, fazemos um trabalho de automação, facilitando a execução e o controle das atividades na organização”, comenta.

 

Por fim, Gustavo afirma que o próximo passo do Escritório será realizar outsourcing em três grandes frentes: desenho (AS IS), redesenho (TO BE) e automação (TO DO) de processos, fechamos o ciclo de fornecimento”.

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