5 fatos que demonstram que é hora de instalar um ERP em sua empresa

A informatização é essencial para o empreendedor que deseja se manter competitivo no mercado. No início de qualquer961_social-2 negócio, é comum cada funcionário ter a sua planilha ou sistema de controle onde trabalha os seus dados. Mas será que isto é funcional para sempre? E quando a empresa começar a expandir?

 

Dependendo do tipo de negócio e do tamanho da companhia, torna-se essencial investir em uma plataforma que integre todas as operações e dê segurança para os dados. Por meio de um ERP (Planejamento de Recurso Corporativo), por exemplo, os setores Operacionais, Financeiro, Contábil, etc, passam a se comunicar em tempo real.

 

O diretor de Tecnologia da Nasajon Sistemas, José Manuel Formiga, destaca 5 fatos que demonstram que já está mais do que na hora de instalar um ERP na sua empresa:

 

1) A crise está aí. É hora de apertar o cinto!

Às vezes a empresa vai adquirindo sistemas aos poucos. Primeiro um de controle do caixa, depois um para folha de pagamento e assim por diante. A simples redução do número de sistemas já permite que a empresa corte despesas com diferentes fornecedores. A eliminação do retrabalho também terá um impacto muito grande nos custos operacionais.

 

2) O SPED está mais exigente do que nunca. Preciso estar em dia com a lei e com todas as obrigações fiscais

Com o sistema completamente integrado, as informações estarão disponíveis para serem contabilizadas e as obrigações fiscais apuradas em tempo real. Busque um fornecedor de ERP que cumpra seu compromisso com a legislação brasileira e com as necessidades da sua empresa.

 

3)  Sinto que existem muitos processos que não controlo. Posso estar sendo mais uma vítima de fraude?

Controle de tipos de fraudes comuns como furto de mercadorias, notas de despesas falsas, corrupção nas compras, etc. Com o ERP, a empresa jamais emitirá documentos fiscais de saída sem que exista saldo de mercadorias para suportar essa operação. Além disso, todos os acessos e ações são registados para serem posteriormente passíveis de auditoria.

 

4)  Tenho um plano e uma estratégia para o crescimento do meu negócio.

Você tem um plano muito bonito mas sabe que não consegue executá-lo recorrendo apenas a planilhas de cálculo. Precisará de um ERP e um sistema integrado que o ajude a implementar esse plano.

 

5) Não recebo informações de confiança a tempo e horas. Principalmente as financeiras.

Cada vez que você pede um fluxo de caixa com as projeções de tesouraria os números diferem. Ou porque se esqueceram de contemplar aquela despesa que entrou no mês passado ou porque não levaram em linha de conta alguns pedidos de compra que já foram colocados nos fornecedores e que você terá que pagar. Ou porque não entraram algumas receitas.

 

Share This Post

Post Comment