Informatica Corporation moderniza gerenciamento de dados com a Cisco

A Informatica Corporation fornecedora de software e serviços de integração de dados corporativos, anunciou uma solução conjunta de otimização de data warehouse com a Cisco, feita para empresas que buscam modernizar a sua gestão de dados e conseguir ter combustível para gerar novos insights de negócios. Ao combinar as tecnologias da Informatica e Cisco® com Hadoop, a nova solução permite integrar e analisar uma quantidade maior de dados com mais tipos de informações, aumentando a eficiência e a economia, ao mesmo tempo em que reduz os riscos.datastorage

A solução oferece uma plataforma única para transferir o processamento e o armazenamento de data warehouses para Hadoop. Ela foi apresentada durante a conferência Strata + Hadoop World “Make Data Work”, realizada entre os dias 17 a 20 de fevereiro, no centro de convenções San Jose (EUA).

Com o crescente aumento na velocidade dos negócios e o maior uso de dispositivos móveis e sensores industriais, as empresas nunca tiveram tanta oportunidade para criar diferenciais competitivos alimentados por dados. Novas tecnologias escaláveis e eficientes como Hadoop estão permitindo que uma maior quantidade e diversidade de dados sejam coletados, aperfeiçoados e protegidos para fomentar novas inovações e fornecer combustível  para gerar diferencial competitivo. Pesquisas mostram que tecnologias tradicionais não estão sendo utilizadas da maneira apropriada para atender os desafios das empresas modernas.

Para atender a demanda por dados das empresas que não param de crescer, é vital que os sistemas de data warehouse sejam otimizados para gerar mais valor com a sua utilização. Ainda assim, pesquisa realizada pela Appfluent Technology, Inc., fornecedora de software de gestão de Big Data, mostra que cerca de 50% da capacidade de processamento tradicional dos data warehouse é gasta em tarefas de integração e que cerca de 70% dos dados de um ambiente de warehouse típico não são usados de maneira frequente, o que acaba gerando um problema adicional para os recursos.

As empresas estão buscando soluções mais simples que sejam capazes de acelerar a instalação de ambientes modernos de gerenciamento de dados e que ao mesmo tempo garanta a minimização dos riscos nas áreas de produtividade, de manutenção e governança dos dados. A solução com maior viabilidade prática está em transferir o processamento ETL/ELT e arquivar dados para o Hadoop e, assim, liberar os recursos do data warehouse para tarefas de maior valor.

A solução da Informatica e da Cisco para otimização de data warehouse auxilia a minimizar os riscos de fazer a transição dos sistemas tradicionais para Hadoop ao garantir a integração mais rápida e a preparação para maiores volumes e mais variedade de dados.

“A otimização dos data warehouse é uma iniciativa chave de TI para a modernização do gerenciamento de dados e está na trilha para a nova geração das análises,” disse Ash Parikh, vice-presidente de marketing de produtos de integração de dados e segurança da Informatica. “Ao utilizar tecnologias com histórico no mercado da Cisco e da Informatica para áreas como integração e arquivamento de dados, virtualização dos dados e gerenciamento de big data, a solução de otimização de data warehouse oferece uma maneira simples e confiável para organizações que buscam a escalabilidade e a economia do Hadoop.”

Fomentando a adoção de big data e de data warehouse lógico
A solução de otimização de data warehouse funciona sobre a distribuição Apache Hadoop que o cliente preferir, podendo ser a Cloudera, a Hortonworks ou a MapR. A solução oferece a infraestrutura completa de software, rede e processamento para utilização de big data em todas as suas variações, incluindo:

  • Informatica Big Data Edition – Roda integração dos dados e refinamento das cargas de trabalho de dados (como, por exemplo, ELT e ETL) de maneira nativa no Hadoop para garantir escalabilidade e desempenho superior, além de permitir que dados históricos usados sem frequência regular possam ser arquivados no Hadoop para maior economia, ao mesmo tempo em que mantém os dados facilmente acessíveis para usuários de negócios e aplicações de análise de informações.
  • Plataforma de Virtualização de Dados da Cisco – Oferece a federação dos dados no data warehouse e Hadoop para a realização do data warehouse lógico, garantindo que as organizações tenham condições de ter uma visão ampla de todos os seus ativos de dados juntamente com a disponibilidade transparente de dados.
  • Cisco Unified Computing System™ (UCS) – Oferece uma plataforma de hardware simples, com alto desempenho, altamente escalável e otimizada para Hadoop que consegue combinar recursos de processamento, rede, armazenamento e de gerenciamento unificado para lidar com big data de maneira eficiente e com boa relação custo/benefício.

“A solução de otimização de  data warehouse foi criada para permitir que as organizações consigam tirar proveito de todos os seus ativos de dados com mais facilidade – tanto os atuais quanto os históricos, sejam transacionais ou de interação – para terem análises mais efetivas ao mesmo tempo em que reduzem os seus custos de gerenciamento de dados,” disse Mike Flannagan, vice-presidente e gerente geral de Dados e Análises da Cisco. “Mais do que a soma das partes, a solução com elementos da Cisco e da Informatica trabalha com sinergia para atender as demandas da big data, para responder rapidamente as necessidades da informação que se modificam continuamente e para oferecer insights que criam melhores condições para competir no mercado e fomentam inovações nos negócios.”

Share This Post

Post Comment