TOTVS lança área de UX Strategy

A TOTV anunciou  a criação da área de UX Strategy (User Experience Strategy), dedicada a revisar os processos, a interface e a navegabilidade das soluções da empresa com base na experiência do usuário. É mais um passo dentro da estratégia de  inovação da companhia, que, nos últimos cinco anos, investiu R$ 830 milhões em Pesquisa e Desenvolvimento.

O novo espaço utiliza conceitos de Design Thinking para redesenhar soluções com interlaercio-cosentino-presidente-totvsface amigável e de fácil navegação.  O Projeto piloto reformulou ferramenta de Ponto de Venda da empresa e reduziu tempo médio de atendimento no caixa, por exemplo.

 O UX Lab, instalado na sede da empresa, na zona norte de São Paulo, reúne um time de desenvolvedores dedicados a projetos de redesenho de soluções, com base no conceito de Design Thinking, que significa pensar de forma criativa. Por meio de pesquisa de campo, protótipos e testes, a equipe traz para dentro da empresa o olhar do usuário.

“Inovar é diferente de inventar: inventar é criar algo totalmente novo; inovar é fazer de forma diferente e criativa algo já estabelecido”, afirma o vice-presidente de Tecnologia e Quality Assurance da TOTVS, Weber Canova. “Fazemos um esforço constante para analisar e antecipar tendências e conceitos e transformá-los em soluções de tecnologia.”

O projeto piloto da área de UX Strategy redesenhou toda a solução da TOTVS para Ponto de Venda (PDV). Atualmente, as soluções da empresa para Varejo estão presentes em mais de 2,5 mil clientes. O desafio era reforçar a simplicidade, a rapidez e a eficiência da ferramenta, usada na frente de caixa. Para compreender as dificuldades dos usuários, a equipe de UX Strategy iniciou o projeto com observação e entrevista com operadores de caixas, no local de trabalho deles.

Com a sistematização dessas informações identificou-se, por exemplo, a necessidade de encurtar o treinamento para uso do software, para driblar a alta rotatividade no posto de operador de caixa.

A próxima etapa foi a criação de protótipos de baixa fidelidade, feitos com papéis coloridos e escritos à mão, reproduzindo de forma concreta as telas e os botões de navegação. Esse material passou por testes de usabilidade, que embasaram a criação de um protótipo de alta fidelidade, já no computador, avaliado pelos usuários finais da solução.

O resultado foi uma redução de 70% no tempo de treinamento dos operadores de caixa. O visual do software foi renovado, ficou mais fácil para o cliente personalizar as telas e houve uma significativa queda no tempo médio de atendimento no caixa.

"A frente de caixa é um ponto crítico para o bom funcionamento de um estabelecimento comercial”, afirma o diretor do segmento de Varejo da TOTVS, André Veiga. “O trabalho da área de UX Strategy nos permitiu conhecer em profundidade as dificuldades do usuário e superá-las com soluções criativas.”

 

Uma fábrica de inovação

 

A TOTVS integra um seleto grupo de oito empresas brasileiras que figuram no ranking mundial da inovação produzido anualmente pela Comissão Europeia. A última edição da lista foi divulgada em novembro de 2013. Alguns números ajudam a entender o que leva a empresa a essa posição: nos últimos cinco anos, a TOTVS investiu R$ 830 milhões em Pesquisa e Desenvolvimento, em uma proporção de 13% da sua receita mensal, em média.

A estrutura da empresa foi talhada para aproveitar ao máximo o potencial das novas ideias, de forma a criar soluções especializadas e antecipar as necessidades dos clientes. Só no Brasil, a TOTVS tem mais de 3 mil colaboradores dedicados a atividades de desenvolvimento. A área está dividida em seis polos segmentados distribuídos pelo Brasil, dedicados aos setores de Saúde, Agroindústria, Manufatura, Distribuição e Logística, Serviços, Varejo, Construção, Educacional, Jurídico e Financial Services.

Há ainda um centro de desenvolvimento no México, especializado na adaptação dos softwares a legislação e práticas de negócio dos demais países atendidos pela TOTVS e o TOTVS Labs, centro de pesquisa instalado no Vale do Silício, nos Estados Unidos.

Para 2014, a empresa aposta na criação de Centros de Excelência e Inovação nos segmentos, que reunirão pesquisa, desenvolvimento e demonstração em novas tecnologias aplicadas aos processos de negócio de cada segmento e conta com a participação de parceiros e clientes.

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