Tecnologia de análise de dados da IBM auxilia a reduzir ciclos de planejamento

A Coamo Agroindustrial Cooperativa reformulou toda a sua gestão orçamentária após um projeto desenvolvido em parceria com as divisões de consultoria e software da IBM Brasil. A Coamo, maior cooperativa agrícola da América Latina com sede em Campo Mourão (PR), tinha a necessidade de desenvolver um sistema de planejamento orçamentário robusto, mais rápido, flexível, de fácil manutenção e que realizasse análises e revisões periódicas dos seus dados financeiros. Para atender a essas necessidades, foi escolhida a solução de planejamento de dados TM1. Implementado em novembro de 2013, o sistema simplificou o processo e acelerou o período de planejamento e análise do orçamento de 60 para 30 dias.analytics 2

O último ciclo orçamentário, acompanhado pela equipe da IBM, atingiu os objetivos da Coamo, já que o Cognos TM1 permitiu a todas as 116 unidades da cooperativa, além das áreas de indústrias, terminal portuário e de apoio, acesso simultâneo à solução. Desta forma foi possível concluir a contribuição em apenas 2 semanas, restando 2 semanas para a equipe de custos e orçamentos compilar as informações e criar análises com mais qualidade. A nova tecnologia possibilitou aos envolvidos no processo orçamentário uma redução significativa no tempo de contribuição, destinando assim um período maior para análise das informações utilizando-se da flexibilidade e amplitude de visão trazida pelo TM1.

Mais uma vantagem são as simulações de diferentes cenários que permite à cooperativa calcular o impacto na rentabilidade, precificação, fluxo de caixa, recursos humanos e outros elementos do orçamento em cada caso, de acordo com as oscilações dos preços mundiais, possibilitando avaliar a melhor opção para maximização do resultado em suas projeções.

“Nós estávamos em busca de uma tecnologia que ampliasse a capacidade de análise num intervalo de tempo menor e que fosse mais intuitiva e integrada. O TM1 permite um ciclo de revisão a qualquer momento, possibilitando corrigirmos tempestivamente eventuais desvios do curso orçamentário. Além disso, trabalhávamos em um cenário onde as diferentes unidades de negócios tinham que se dividir em turnos para acessar o sistema, que suportava apenas 30 usuários simultaneamente. Hoje, temos possibilidade de acesso simultâneo ilimitado”, comenta Antonio Sergio Gabriel, Superintendente Administrativo da Coamo.

Outros benefícios da análise de dados na gestão financeira e orçamentária são a entrada de informações mais consistentes e transparentes e a demonstração de resultados imediatamente após a consolidação das mesmas. A solução possibilita, ainda, comparações entre os atuais resultados financeiros e de anos anteriores.

"O TM1 também permitiu uma integração com o sistema de gestão da COAMO, agilizando a transferência dos dados, garantindo rapidez, segurança e qualidade dos dados para a parametrização orçamentária", declara Ailton de Almeida Queiroz, gerente de Organizações e Sistemas (CIO) da Coamo.

“O setor agrícola é um dos que mais sofrem os reflexos das variações de preços em épocas de safra. Para esses fatores não influenciarem negativamente nos negócios das cooperativas é essencial contar com um ambiente analítico que seja capaz de gerar processos financeiros e orçamentários com o máximo de precisão”, diz Fabio Pederoda Fogaça, consultor de Business Analytics da IBM Brasil.

 

Share This Post

Post Comment