2º. Dia do Congresso

2º. Dia do Congresso

Neste segundo dia do Congresso voltado para a gestão da informação, quando tivemos a abertura oficial do evento, dois temas principais devem ser destacados:

1º Tema – A “denominação” do nosso segmento (ou daquilo que somos responsáveis por fazer)

Uma forte tendência para que nosso mercado, que um dia já tratou a gestão da informação como GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos e que atualmente vem utilizando a sigla ECM – Enterprise Content Management, passe a adotar denominação de IIM – Intelligent Information Management, mesmo o Gartner tentando rotulá-lo como Content Management, o que, cá entre nós, não deve prevalecer.

Esta necessidade de se caracterizar e rotular a abrangência do segmento deve-se, principalmente, aos novos conteúdos, desafios, tecnologias e visão das principais responsabilidades envolvidas na gestão da informação corporativa, cada dia mais vital para a sobrevivência das corporações.

A relevância de se abordar tal tema, demonstra, principalmente, a tendência do nosso segmento e os desafios esperados ou atribuídos aos profissionais envolvidos nessa área (de gestão da informação).

2º Tema – Pessoas, Processos e Tecnologia.

Este “triângulo amoroso”, cada vez mais presente no dia-a- dia das empresas, ganhou, neste primeiro dia de evento, um destaque especial e merecido: PESSOAS.

Diversos painéis abordaram a relevância de pessoas capacitadas e engajadas como elemento essencial e vital para o sucesso dos projetos e da gestão da informação corporativa. Importante ressaltar, que na visão de diversos palestrantes a tecnologia talvez seja o fator de menor importância nesses projetos. Não que ela não tenha seu papel, mas, com certeza, não é o principal.

Isto reforça o tema que abordamos ontem, sobre a necessidade de treinamento e capacitação profissional. De nada adiantarão processos bem definidos e alta tecnologia se não tivermos profissionais capacitados para essa implementação e, principalmente, usuários treinados para utilizar todos os recursos que a tecnologia possa oferecer.

“Empowerment” volta a ser uma palavra de destaque quando se fala de pessoas e times engajados, que serão os principais responsáveis por garantir a eficaz gestão dos processos e dos conteúdos informacionais das organizações.

Amanhã voltaremos com as novidades do 3º. dia de apresentações e painéis de debate, cada vez mais ricos em conteúdo e “cases” que nos auxiliarão no sucesso dos nossos projetos.

Share This Post

Post Comment