Sensorweb discute a importância da IOT na evolução dos processos de medição e inspeção

Sensorweb discute a importância da IOT na evolução dos processos de medição e inspeção

O tema internet das coisas e indústria 4.0 será abordado durante evento do IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) para a inauguração da nova e moderna estrutura de laboratórios e da "Sala do Conhecimento", criada para discutir e difundir novas práticas na área da metrologia

 O advento da Indústria 4.0 e o impacto da IOT (Internet das Coisas) na melhoria e na conquista de maior transparência nos processos industriais, incluindo nas medições e inspeções, será discutido pelo CEO da Sensorweb, Douglas Pesavento, durante evento que celebra a modernização dos laboratórios do IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), no próximo dia 16 de março. A  Sensorweb  é uma startup que desenvolve soluções em IOT e é responsável pela unidade de conectividade da Fanem, multinacional brasileira que fabrica produtos inovadores nas áreas de neonatologia e de laboratórios.

A explanação será o tema inaugural da "Sala do Conhecimento", criada para discutir e difundir novas práticas na área da metrologia e que está inserida dentro do contexto do novo Laboratório Multifuncional de Ensaios e da reformulação dos Laboratórios de Massa, Pressão, Temperatura, Volume e Etilômetros. “A IOT está cada vez mais em pauta, em todos os setores da economia. O número de sensores fazendo parte do nosso dia a dia cresce consideravelmente e os processos precisam evoluir pra acompanhar essa quantidade informações que surgem nesse cenário. As metodologias de medição e inspeção necessitam para que possam acompanhar essa nova revolução que emerge. Isso não é algo para daqui uns anos e sim para agora”, ressalta Pesavento.

O objetivo de levar o tema IOT para os servidores e convidados é transmitir uma nova visão de gestão focada na melhoria das condições de trabalho; nas pessoas e em novas tecnologias para instituir uma cultura de inovação e modernidade. Na visão da autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), a metrologia exercida pelas entidades públicas carece de novos conhecimentos para recuperar seu lugar na sociedade.

 Os Novos laboratórios

Os Laboratórios de Calibração são os pilares fundamentais para a garantia da qualidade dos serviços executados pelo Ipem/SP e pela Rede Brasileira de Metrologia e Qualidade do Inmetro, composta pelos Ipem´s estaduais. A calibração é uma operação que evidencia a rastreabilidade metrológica dos equipamentos do instituto aos padrões nacionais e/ou internacionais de medição.

O projeto de reestruturação atende as necessidades do segmento de metrologia que necessitam desses serviços no Brasil e supre a defasagem de tecnologia e de equipamentos nos laboratórios que existia até então. Os investimentos superaram 1 milhão de reais, além do apoio de fontes de financiamento e da iniciativa privada que colaboraram para o sucesso da ação.

Share This Post

Post Comment