4º. Dia do Congresso

4º. Dia do Congresso

Uma informação interessante sobre a AIIM 2017, é que o Brasil foi o 3º. País em número de participantes, ficando atrás dos Estados Unidos e Canadá. São mais de 1.000 participantes e é claro que a diferença em termos numéricos é muito significativa, mas em termos de ranking demonstra que nosso mercado é bastante expressivo e que nossos profissionais estão cada vez mais qualificados para atender as demandas de suas empresas e/ou de seus clientes.

O último dia do Congresso foi marcado por palestras de relevante conteúdo, principalmente no que diz respeito à categorização das informações, justamente porque a informação somente pode ser utilizada se for localizada!

Importante refletirmos sobre uma tendência, cada vez mais presente no nosso segmento, de utilizarmos o “full text”, ou seja, a digitalização com aplicação de OCR em toda a página, para localizarmos uma informação, lembrando que essa metodologia não garante o total reconhecimento, ou seja, existem grandes chances de não localizarmos determinada informação o que comprometeria em muito nosso projeto.

Dessa forma, permanece a recomendação de que os projetos de digitalização sigam a metodologia de categorização dos dados, com a devida aplicação de taxonomia e metadados que garantam que a informação estará disponível quando precisarmos.

Olhando para novos projetos, vale a pena destacar a necessidade da real compreensão do nosso nível de maturidade tecnológica, entender as necessidades e expectativas de nossos clientes e, novamente, entender que na trilogia pessoas, processos e tecnologia devemos priorizar a capacitação das pessoas como fator primordial de nossos projetos.

O novo mundo é sobre “dados” e “conteúdo”.  Precisamos investir nessas competências! Foco nos “campeões” não nos “resistentes”.

Nesses quatro dias de intenso conteúdo, fóruns de discussão, networking, os principais participantes brasileiros, especialistas em gestão da informação, assim avaliaram o evento:

- Para Mauricio Ferreira, “a maior parte dos congressistas” é de participantes que o fazem pela primeira vez, o que demonstra uma busca por soluções, serviços de digitalização, novos processos; em termos gerais o conteúdo foi muito bom, apesar de poucas novidades, mas o suficiente para que se possa fazer uma avaliação do mercado americano e das principais tendências;

- Claudio Chaves, “venho participando por muitos anos dos eventos da AIIM e senti falta de sessões que abordem mais casos práticos, pois são diversas as tecnologias apresentadas, faltando uma abordagem mais profunda de como aplica-las na prática; pela nossa experiência no segmento, nossa participação tem sido mais no sentido de contribuir com novos conteúdos do que praticamente aprender com eles”;

- Carlos Bassi, avaliou o evento como “poucas novidades em termos de novas tecnologias, mas alguns “cases” apresentados foram muito interessantes – maturidade dos projetos e implementações mais simples que contribuem para o sucesso desses;

- Para Sonia Stropa, o evento é importante para termos a certeza de estarmos, no Brasil, no caminho certo em termos de tendências, tecnologias utilizadas e qualificação profissional; para Sonia, faltou a abordagem relativa à segurança da informação, pois quase nenhuma sessão abordou o tema, de vital importância quando se fala em gestão da informação e do conhecimento. O evento, no geral, foi muito bom.

- Para Mauricio Alves, o enfoque dado por diversos palestrantes na importância das “pessoas” para o sucesso dos projetos foi um item de grande destaque, reforçando o entendimento de que “pessoas “ são mais importantes até mesmo que tecnologia e processos, quando se trata de gestão de informações e conhecimento.

Reforço o entendimento e percepção de todos os colegas acima citados e avalio nossa participação no Congresso da AIIM como extremamente positivo e necessário para nossa atualização profissional. Networking, tendências, “cases” e fóruns de discussão são pontos de grande relevância nesses eventos.

Dessa forma, já podemos começar a preparar as malas para o próximo ano – AIIM 2018 em San Antonio – Texas. Nos encontraremos por lá!

 

 

Share This Post

Post Comment