Companhia utiliza software integrado para a comunicação e validação de documentos fiscais, minimizando os erros e aumentando a eficiência dos procesos.

FICHA TÉCNICA:

Empresa
Tambasa Atacadistas

Responável pelo envio
Liana Fernandes

Fornecedor
NDDigital

Site
www.ndd.com.br

Mensalmente a Tambasa contabiliza a entrada e saída de mais de 200 mil notas fiscais eletrônicas (NF-e). Buscando uma melhor comunicação com a SEFAZ e evitando problemas com o fisco, desde 2011 a empresa conta com o auxílio da NDDigital, utilizando a vertical de negócios nddConnect, que dispõe de soluções em Documentos Eletrônicos. Começou com a adesão de NF-e, CT-e, Gestão de Alertas e há pouco mais de 6 meses deu um upgrade na solução de notas fiscais eletrônicas adquirindo a Gestão de Entrada. Segundo o gerente de TI da Tambasa, Gilson Alves de Assis, a solução atende no quesito comunicação com a SEFAZ, além de fazer a validação, verificar o manifesto, tudo integrado ao ERP da empresa. “Os processos foram totalmente automatizados. Hoje 98% das nossas notas são automatizadas, os 2% que precisamos fazer manualmente é para o caso de problemas de cadastro. Essa comunicação proporciona para Tambasa maior agilidade e evita o erro junto ao fornecedor”, destacou. A empresa atacadista percebe que com a solução os erros são antecipados e como a empresa trabalha com um grande volume de entregas em viagem (transporte), é possível, por exemplo, que antes que um caminhão pegue estrada para fazer uma entrega, se há um erro na nota, ele seja corrigido antes de despachar. “Proporciona um confronto físico e fiscal. Pois este caminhão vai evitar inclusive o risco de multa em trânsito”, comentou. Como a própria empresa gosta de salientar:

“NDD e Tambasa foi um casamento que deu certo”. É por isso que os novos produtos da desenvolvedora de software são sempre bem vistos, prova disso foi a aquisição da solução de Gestão de Entrada. Segundo Gilson, a solução funciona muito bem nos quesitos: relató- rios, layout, notas não validadas, CNPJ negado e na quantificação das entradas de NF-e. “A solução também possibilita visualizar como está o andamento de todas as filiais, isso facilita e muito nosso trabalho”, informou. Com a Gestão de Entrada de Documentos Eletrônicos é possível conferir se falta algum documento para formação do SPED; há um amplo conhecimento das notas emitidas contra a empresa; informações sobre cumprimento dos processos e leis, além de ser possível visualizar com precisão a manifestação do destinatário. A Tambasa é uma das principais empresas atacadistas do Brasil, está há 67 anos no mercado. A matriz fica localizada em Contagem, Minas Gerais. Com mais de 2.800 funcionários, o objetivo da empresa é realizar entregas em um menor tempo possível. Possui um estoque com mais de 20 mil itens e 300 caminhões e centenas da frota terceirizada, realiza entregas em todo Brasil. Na contramão da crise, ano passado a empresa teve um crescimento de 5% e fatura anualmente R$ 2,5 bilhões.