Cinco razões pelas quais PMEs precisam pensar em continuidade dos negócios

Em um mundo informatizado, virtual e em constante transformação, os dados e informações das empresas se tornam ativos essenciais para a sobrevivência de qualquer uma. Cada vez mais, os negócios precisam de sistemas que operem em tempo real e 24h por dia.acserve

Hoje, já quase não há um comércio, mesmo que pequeno, que não conte com nenhuma ferramenta de tecnologia – para as operações de caixa, controle financeiro, de estoque, contato com clientes, entre outros. Ou seja, as PMEs precisam se preocupar em ter as tecnologias a favor do seu negócio disponíveis, mas muitas não possuem qualquer tipo de ferramenta para proteção, backup e recuperação destes dados, aplicações e sistemas.

Abaixo, listamos 5 razões pelas quais garantir a disponibilidade dos negócios por meio de soluções de tecnologia de proteção e recuperação é crucial, até para os pequenos negócios:

1)    Uma empresa sem dados não sobrevive – desastres podem acontecer com qualquer empresa ou pessoa
Garantir sua proteção e disponibilidade por meio de aplicações e sistemas automatizados e confiáveis torna-se fundamental, já que desastres podem acontecer com qualquer empresa ou pessoa. Erros humanos, roubos e assaltos, apagões, inundações (até mesmo não causadas pelas chuvas, mas por problemas no ar condicionado) são os mais comuns atualmente e, lembre-se: muitas vezes, uma perda de dados pode custar a vida de uma PME.Na era da informação, os dados são os insumos mais críticos para a geração de conhecimento e vantagem competitiva para os negócios. Nomes de clientes e dados cadastrais em geral, histórico de vendas, informações de crédito, estoque, são dados básicos para o dia a dia de qualquer organização.

2)    Ferramentas caseiras podem ser uma armadilha

Muitas PMEs realizam o backup de seus dados de forma caseira – em um cd, hd externo ou pen drive, e somente quando lembram de fazê-lo. Muitas vezes, nem sabem onde guardaram o backup, caso precisem recuperar algum arquivo.

Criar uma rotina automatizada é a maneira mais eficaz de garantir a proteção dos dados.

3)    Pequenas e médias usam cada vez mais a internet para impulsionar as vendas

A internet tem sido uma grande aliada das PMEs. Sem restrição de espaço ou horário, ela permite que os negócios funcionem 24 horas por dia, sete dias por semana. Isso amplia as possibilidades de ganho infinitas vezes. Mas nem todo comércio está pronto para entrar nas vendas online. É preciso que os dados estejam sempre disponíveis e os sistemas acessíveis para vender na internet. Somente com um plano de recuperação de desastres eficiente que combine segurança e contingência é possível passar por possíveis falhas, sem comprometer a sobrevivência dos negócios.

4)    Estar online em qualquer lugar e a qualquer momento

Nos últimos anos, as condições mais dinâmicas nas quais os negócios estão inseridos, liderados pelas plataformas móveis, mídias sociais, Big Data, Analytics e, ainda, tecnologias em nuvem, fizeram com que o acesso aos dados e aplicações de diferentes plataformas fosse uma premissa para um negócio bem sucedido. Para um empreendedor, é importante estar sempre disponível para atender seu cliente.

Mas, combinação da adoção de novas tecnologias com as novas necessidades dos negócios cria um ambiente propício para o caos de dados, não importando o tamanho do negócio.

5)    “Meus dados estão na nuvem”

Com a ampliação da oferta dos serviços de nuvem, muitas PMEs acreditam que o backup não é necessário. A TI ainda é vista como despesa, mas uma vez que os dados são perdidos, entende-se a necessidade. Os sistemas em nuvem ampliaram as possibilidades para as empresas aumentarem a troca de informações e colaboração. Porém, a perda de dados torna-se um risco maior, uma vez que ainda é necessária a adaptação ao uso deste armazenamento de forma correta.

Mais do que qualquer razão, é necessária uma conscientização para que as PMEs entendam que o investimento em backup e recuperação é uma necessidade latente em termos de economia de tempo e agilidade para a garantia da continuidade dos negócios”, afirma Daniela Costa, VP para a América Latina da Arcserve, empresa líder no mercado de softwares para recuperação de dados e aplicações.

A Arcserve hoje foca em pequenas e médias empresas, que precisam começar a criar uma consciência sobre a importância de armazenar e poder acessar seus dados, no caso de uma falha.

 

Com uma solução unificada de proteção e recuperação de dados, aplicações e sistemas - o Arcserve UDP, a empresa atende as necessidades de ambientes físicos, virtuais e em nuvem, reúne as capacidades de backup, D2D2T e D2D2C (disk to disk to tape e disk to disk to cloud), replicação e ainda, permite alta disponibilidade em uma solução única, administrada a partir de uma interface centralizada. Além disso, o UDP permite uma instalação simples, sem a necessidade de um especialista, o que torna a opção ainda mais viável para pequenos e médios negócios.

Share This Post

Post Comment