GeneXus X Evolution 3 é pré-lançado no Brasil

Durante o XI Encontro GeneXus Brasil – um dos maiores eventos de TI do país voltado para empresários e desenvolvedores – que aconteceu ontem em São Paulo foi pré-lançado o GeneXus X Evolution 3, nova versão da ferramenta de desenvolvimento de sistemas que permite criar aplicativos para as linguagens e plataformas mais populares do mercado, sem necessidade de programar. No evento participaram mais de 900 profissionais de todo o País.Jodal

 “Estamos muito otimistas com a versão GeneXus Evolution 3 e esperamos que 2014 seja o ano de GeneXus no Brasil. Sabemos que é um ano especial com Eleição e Copa do Mundo, mas mesmo assim acreditamos no mercado brasileiro”, afirma o CEO do GeneXus, Nicolás Jodal.
Também conhecida pelo codinome GeneXus Tilo, a nova versão  apresenta uma série de inovações, como a capacidade de gerar aplicativos para Windows 8 e uma significativa melhora na interface e experiência do usuário. Uma das melhorias mais solicitadas pelos usuários GeneXus, principalmente corporativos, é o gerador para aplicativos móveis off-line. Um problema recorrente para quem trabalha com dispositivos móveis é a falta de conexão com a internet em determinadas regiões. Para resolver este problema, era preciso desenvolver uma solução capaz de armazenar os dados recebidos no dispositivo e sincronizá-los automaticamente com a base de dados central, e vice-versa, quando o acesso à internet for reestabelecido. O GeneXus X Evolution 3 permite a criação de aplicativos capazes de realizar transações móveis empresariais, mesmo sem conexão no local.
Com GeneXus Tilo, os aplicativos web também estão mais avançados, com um grande aumento da flexibilidade e melhorias na experiência de usuário As novas funcionalidades incluem o uso de notificações web, suporte completo para Ajax e aplicativos Single Page SEO friendly. Com a incorporação do sistema de módulos, a programação de sistemas avançados se tornou mais flexível quanto ao seu uso, administração e compreensão. Desta forma, o sistema pode ser dividido em subconjuntos, facilitando o trabalho de equipes de desenvolvimento. A nova versão inclui também novas transações e transformações, diversas animações e melhor suporte para reconhecimento de gestos.
“A nova versão de GeneXus estava sendo esperada com ansiedade pela comunidade.”, explica o country manager de GeneXus Brasil, Gerardo Wisosky. “Temos um grupo de mais de 900 beta testers, de 452 empresas no mundo todo. Só no último mês, foram mais de 700 posts em quase 200 tópicos publicados no grupo de discussão dos “GeneXus Tilo Beta Testers”. Isso mostra o envolvimento do grupo e a empolgação referente à nova ferramenta.”
Projetos desenvolvidos a partir da ferramenta GeneXus são destaque no evento
Empresas parceiras da ferramenta GeneXus também apresentaram em seus estandes novidades no XI Encontro GeneXus Brasil. Entre os expositores estavam a: Conquest One, Delsoft Sistemas, DVelop, K2B Tools, K2iP, Migrate, W5 Solutions e Wise Consultoria.
A Conquest One é uma consultoria brasileira de TI com atuação em Staffing e Outsourcing (fornecimento de profissionais de Tecnologia da Informação para contratação direta ou atuação em projetos). Recentemente a empresa tornou-se o mais novo parceiro Solution Partner GeneXus Silver e como é especializada em encontrar profissionais que trabalham com diversas linguagens, a Conquest One anunciou no evento que tem como missão ser reconhecida como uma empresa que possui um grande banco de talentos em GeneXus.
Com sede em Rio do Sul (SC), a Delsoft Sistemas (Solution Partner) apresentou suas soluções de gestão de ERP, CRM, TMS, RH, BI, EAM para segmentos como: metal-mecânico, pré-moldados, clubes, moveleiro, logística e de agronegócios. Além disso, a empresa ministrou três palestras.
Já a Dvelop (Platform Partner) apresentou as suas mais recentes novidades, WW+ e SD+, ambas servem para melhorar os aplicativos feitos em GeneXus, tanto para Web quanto para Mobile. Todos os produtos da Dvelop permitem simplificar o trabalho com GeneXus, aumentando a produtividade e obtendo aplicações com maior usabilidade e design intuitivo e atraente.
Em sua primeira participação no Encontro GeneXus no Brasil, a K2B Tools (Platform Partner) apresentou duas ferramentas que apoiam o desenvolvimento com GeneXus aumentando a produtividade. São elas: uma solução de auditoria (K2B Audit) e uma solução para criar Web Panels complexos (K2B WPDesigner) em pouco tempo e atingindo maiores níveis de produtividade. Além disso, dois representantes da empresa, Ignacio Tisnés e Pablo Collazo, apresentaram duas palestras sobre esses dois produtos.
Outra que está participou pela primeira vez do evento foi a K2iP (Solution Partner) – empresa brasileira focada em tecnologia da informação que oferece soluções de mobilidade, desenvolvimento de sistemas e consultoria de TI. Durante o evento, a empresa apresentou a primeira solução móvel feita em GeneXus, que se integra ao SAP, e anunciou junto com a Artech Brasil que passa a ser o Centro de Treinamento de GeneXus  para a cidade de São Paulo, Grande São Paulo e ABC.
A Migrate apresentou o seu mais novo produto, o InvoiCy. Trata-se de uma plataforma lançada recentemente para soluções fiscais via web, que permite ao ERP emitir documentos fiscais através de uma integração única. O InvoiCy disponibiliza inicialmente os módulos para emissão de NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico), NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica) e NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica).
A W5 Solutions (Solution Partner) lançou o Q2L, um aplicativo de aprendizagem com conceito de gamification. O app tem a proposta de ensinar inicialmente os idiomas inglês e espanhol através do jogo. O Q2L estimula o usuário a utilizar o app nas horas livres do dia e premia seus melhores resultados. Para cada etapa vencida o usuário recebe badges e troféus, além de entrar para um ranking com os outros usuários. Por enquanto, o aplicativo terá todas as suas fases disponíveis gratuitamente para download por tempo limitado. Além das versões iOS e Android, o app também apresenta uma versão para desktop, que pode ser acessada no site www.q2l.com.br, lembrando que o usuário pode utilizar as diferentes interfaces (Web/Smartphone/Tablet) simultaneamente.
E a Wise Consultoria (Solution Partner), uma empresa atua com GeneXus desde a sua fundação, mostrou que atua em duas áreas distintas de negócio: consultoria e WAE. A consultoria trabalha com alocação de profissionais e desenvolvimento de projetos. Possui profissionais certificados GeneXus, com vários anos de experiência na ferramenta. Já o WAE é um ERP para a vertical de educação, também desenvolvido em GeneXus. A empresa também criou um aplicativo, utilizando o gerador GeneXus Mobile, destinado a alunos e pais de alunos, que permite uma série de serviços via dispositivos móveis.

Share This Post

Post Comment