Os computadores foram desenvolvidos na década de 1950. Mas você já parou para pensar como era feito o monitoramento das redes de computadores antes do Simple Network Management Protocol (SNMP) ou Protocolo Simples de Gerência de Rede?

Esse protocolo padrão da internet para o gerenciamento de dispositivos em rede IP surgiu nos anos 90 e, antes disso, a manutenção dos computadores tinha de ser feita de forma física pelo técnico de TI que precisava ir até a máquina ou ao servidor para solucionar o problema.

Assim, a complexidade dos sistemas, bem como as dificuldades de gerenciá-los apenas presencialmente não conferia aos técnicos a certeza quanto a saúde da TI da empresa e ainda dificultava o desenvolvimento do status das redes de computadores.

Além disso, as primeiras ferramentas de solução gerenciada de TI só atendiam grandes empresas com redes maiores. Foi então em 2005 que os sistemas de monitoramento remoto começaram a ser desenvolvidos de forma mais madura, viabilizando que empresas menores também pudessem contar com ferramentas mais acessíveis.

Para saber mais sobre a tecnologia e as equipes especializadas em monitoramento remoto, por meio dos Prestadores de Serviços Gerenciados (MSP’s), acompanhe o nosso post.

O que é RMM?

O Remote Monitoring and Management (RMM) é um software que tem como conceito base o fato de ser um integrador de ferramentas.

Para ser ainda mais claro, o RMM é uma plataforma que abarca várias ferramentas com recursos distintos e que permitem que os prestadores de suporte realizem o gerenciamento remoto de tecnologia da informação (TI) e segurança dos computadores e redes das empresas.

O RMM é uma plataforma usada especialmente pelos profissionais de suporte técnico e não foi criada para ser usada pelo departamento interno de TI das empresas.

A principal característica da plataforma é a junção de vários recursos para que o suporte técnico seja capaz de monitorar remotamente os computadores e as redes dos clientes que atendem.

O Remote Monitoring and Management, como o próprio nome diz, viabiliza o acesso remoto, permite o controle dos computadores de forma mais otimizada, confere automatização ao serviço, garante a segurança das operações, bem como a atualização dos softwares e gera ainda um inventário das tarefas realizadas pelos profissionais de suporte.

Com qual objetivo ele foi criado e qual a sua função?

O RMM foi criado com o objetivo de ser a principal ferramenta de trabalho de profissionais de suporte técnico. É uma plataforma base para a gestão e o gerenciamento remoto de serviços de TI e para garantir a segurança dos dados trafegados nas empresas.

O software tem duas principais funções: a prevenção e a pró-atividade. Na prática diária, com o uso do RMM, o profissional responsável pelo suporte técnico pode monitorar e até mesmo prever cada pequeno problema na rede de computadores de uma empresa, como o pouco espaço em disco ou mesmo a reduzida memória em um servidor.

Portanto, o RMM tem a função da prevenção já que, por meio dele, o profissional do suporte consegue identificar os problemas tecnológicos, e assim, dar suporte a esses incidentes, antes mesmo de eles se tornarem ainda maiores e consequentemente mais difíceis de serem resolvidos.

Com o RMM, o profissional do suporte realiza ainda manutenções constantes, o que ajuda na prevenção de falhas nos sistemas, bem como na programação de alertas, sendo assim possível antecipar graves problemas por meio da tomada de decisões, que envolvem, por exemplo, a atualização de softwares para a versão correta.

Desse modo, o software contribui para a pró-atividade do profissional do suporte técnico.

Assim, podemos concluir que o RMM é uma ferramenta que permite o suporte pró-ativo e preventivo, gerando maior produtividade a equipe de suporte de TI e consequentemente possibilitando que as empresas atendidas por esses profissionais cresçam de forma sustentável e escalável.

Benefícios do software RMM para empresas de TI e MSPs

Integração de ferramentas

O principal benefício do software para as empresas de TI e MSPs é a integração de ferramentas, que reúne informações e dados sobre as aplicações e o hardware em funcionamento da rede de computadores das empresas, ou seja, dos clientes atendidos pelos profissionais de suporte.

Normalmente, o RMM fornece um conjunto de ferramentas de gerenciamento de TI, que permitem o monitoramento, a proteção e o desenvolvimento eficiente da tecnologia da informação da empresa.

Dentre as principais ferramentas estão: o acesso remoto, a proteção web, o monitoramento e a manutenção automatizados, o gerenciamento de patches, a análise prescritiva de dados, a inteligência contra riscos de violação de dados, o antivírus gerenciado e o backup e a recuperação.

Assim, o RMM ajudar a reunir informações sobre as redes de clientes, fornecendo relatórios com dados valiosos sobre os sistemas, ajuda a manter os sistemas atualizados, contribui para a resolução de problemas de forma remota e até mesmo antes de os técnicos serem avisados.

Ele permite ainda que os profissionais de suporte administrem tarefas de forma simultâneas, além de automatização de tarefas de manutenção agendadas.

Maior eficiência e captação de clientes

Outra vantagem é a transformação da empresa, após o uso do RMM por parte do prestador de serviços gerenciados. É importante que as empresas também se adaptem ao uso dessa nova plataforma de gerenciamento e monitoramento do ambiente online.

A otimização desses processos de suporte técnico fazem com que a empresa fique ainda mais produtiva, sendo capaz então de atender um maior número de clientes, e portanto crescer de forma mais sustentável em um mercado competitivo e que preza cada vez mais pela segurança de dados e pela otimização dos processos tecnológicos.

Estudos da SolarWinds MSP no Brasil, revelaram que as empresas de suporte técnico que usam o Remote Monitoring and Management, aumentam em pelo menos 50% a sua capacidade produtiva.

E então? Entendeu melhor o que é o RMM e como ele pode ser benéfico para empresas de suporte técnico, e também para seus respectivos clientes? Se quer conhecer melhor as ferramentas e soluções de gerenciamento remoto de TI e segurança de dados, faça o teste gratuito do software.

 

Luís Montanari

Liderando os times de Vendas e Marketing da ADDEE SolarWinds MSP