9 dicas de como utilizar big data para alavancar negócios

9 dicas de como utilizar big data para alavancar negócios

Sempre que o assunto é tecnologia, um pensamento quase automático é quais serão os avanços que proporcionará a sociedade e como será capaz de transformar os negócios, e isso não é diferente com o Big Data.

A promessa do Big Data Analytics parece bastante simples: recolher o máximo de dados diversificados e estruturados ou não, a partir de diversas fontes, e analisá-los para encontrar novos padrões, indicativos de tendências e utilizar estes padrões como base para inovação. Embora os conceitos e implementações práticas de projetos big data e analytics estejam crescendo rapidamente entre as corporações, ainda são relativamente poucas as organizações que realmente estão se beneficiando dos avanços em data analytics.

Bruno Mass, arquiteto de Soluções na Iteris Consultoria exemplifica a utilidade da ferramenta: muitas empresas utilizam as redes sociais para traçar o perfil psicológico e comportamental das pessoas. “Basicamente, considerando as curtidas das pessoas, é possível determinar uma infinidade de informações: suas preferências políticas, se está em um relacionamento sério, se tem filhos, se prefere sair aos sábados ou às sextas, preferências de consumo, entre outras. Desta forma, o perfil de comportamento de compra já é utilizado pelas empresas para alavancar suas vendas através de anúncios e campanhas específicas”, explica Bruno.

Uma vez que a empresa tenha em mãos as ferramentas, habilidades e cultura necessárias para direcionar seus negócios baseada na análise, ela estará pronta para chegar ao objetivo final de qualquer iniciativa de Big Data: ser criativo e inovador com informações e continuamente encontrar maneiras de alavancar suas capacidades focada em dados concretos.

Confira as 9 dicas que ajudarão na qualidade dos dados e no sucesso dos negócios:

1. Confiança

Tenha cuidado com a confiança dos dados. Colete-os e mantenha-os prontos para serem utilizados, assim as atividades de sua empresa podem ser alavancadas com sucesso e sem inutilizar informações.

2. Personalize suas mensagens

Personalizar pode trazer bons resultados para campanhas de marketing e para a separação de conteúdo para cada cliente.  Detalhes como o uso do primeiro nome em e-mails ou recomendações de produtos com base em compras anteriores, podem potencializar significantemente os resultados das atividades da empresa.

3. Atualize as informações

Isso poderá assegurar a qualidade do conteúdo e garantir uma maior segurança na hora de tomar decisões estratégicas e operacionais que envolvam a empresa e a satisfação do cliente.

4. Organize os dados

Com passar do tempo, a quantidade de informações pode sair do controle e atrapalhar o desenvolvimento de projetos. Por isso, atente-se a coleta e validação da quantidade dos dados logo no início do empreendimento. Esse passo é importante para expandir o leque de oportunidades e permitir que sua empresa cresça com segurança.

5. Coleta de dados

Colete informações por meio do site da sua empresa. Aposte em práticas simples de otimização que agirá na captação eficaz de dados, de novos clientes e prospects.

6. E-mails

O e-mail é um canal muito importante e mais efetivo no que se diz respeito ao retorno sobre investimento. É fundamental obter mais informações sobre pessoas que navegam no site da sua empresa, e consequentemente os e-mails das mesmas, é essencial. Isso aumenta não só a conversão de tráfego, como também a validação e a construção do próprio banco de dados.

7. Valide informações

Essa etapa é de extrema importância para reduzir taxas de rejeição de e-mails e para aumentar a produtividade

8. Alto engajamento

Envolva os visitantes do site em momentos específicos de acesso. Uma opção para gerar um maior engajamento é dividir essa participação na chegada, na saída e em páginas de alto tráfego.

9.  Materiais de incentivo

Use ferramentas de incentivo para ativar e-mails. Incentivos comuns como descontos, frete grátis e brindes em compras podem auxiliar não só na hora de atrair o público, mas também na conversão de tráfego e na coleta de dados.

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