Mobilidade: a chave para o crescimento do seu negócio

Mobilidade: a chave para o crescimento do seu negócio

Por Juan Pablo Jiménez

A mobilidade empresarial é um assunto cada vez mais frequente nas conversas de executivos em vários setores. Para entender melhor o assunto e realizar os benefícios dessa modalidade de negócios, precisamos responder à seguinte pergunta: o que é a mobilidade empresarial?

A mobilidade empresarial é a tecnologia que oferece a seus funcionários o acesso a todos seus aplicativos e informações, inclusive à área de trabalho corporativa em qualquer lugar e dispositivo. Esse acesso permite editar e compartilhar informações a partir de diferentes dispositivos e através de qualquer rede, mas sem colocar a segurança desses dados em risco.

A mobilidade empresarial já chegou à América Latina.  Por exemplo, 31% das organizações mexicanas mobilizaram até 50% dos seus funcionários e 51% das organizações mobilizaram entre 11% e 49% dos seus colaboradores (IDC). No Brasil, um estudo de 288 empresas realizado pelo IDC revela que 74% mobilizaram até 50% dos seus funcionários e 26% mobilizaram mais de 50% dos seus funcionários. O cenário se repete no Chile, onde mais da metade dos funcionários estão trabalhando com dispositivos móveis em 27% das empresas (IDC).

Essas porcentagens revelam a crescente adoção de espaços de trabalho móveis, mas também mostram a existência de empresas que ainda não aderiram a essa mudança. Por esse motivo, é importante identificar e analisar os benefícios e desafios da mobilidade para determinar como apoiar a transformação dos negócios e a forma que trabalhamos:

  • Economias: qualquer empresa quer reduzir custos. A mobilidade empresarial tem o potencial de captar economias em todas as áreas de companhia que exigem grandes investimentos de capital. Um exemplo é a área imobiliária, provavelmente um dos maiores custos fixos de qualquer companhia. A mobilidade empresarial permite reduzir essa despesa; os funcionários podem trabalhar em diferentes espaços de trabalho de acordo com suas funções e preferências. Por exemplo, as empresas estão adotando escritórios compartilhados; e existe uma preferência por salas de reunião ou espaços mais amplos que valorizam a colaboração, em vez de escritórios individuais. A mobilidade, implementada com a tecnologia apropriada, também permite reduzir os custos de segurança ao prevenir o vazamento de informações.
  • Competitividade: todas as empresas querem ser mais competitivas. Isso exige atenção para detectar novas oportunidades de aprimorar a competitividade, que geralmente estão associadas à inovação, eficiência e tecnologia. A mobilidade empresarial é uma forma de se preparar melhor para os desafios empresariais, quando à velocidade, pode ser a diferença entre alcançar ou não seus objetivos. Por exemplo, é possível abrir novas filiais em questão de minutos ou oferecer a seus funcionários tudo que precisam em alguns clicks, evitando dias de trabalho. A mobilidade também mostra como os funcionários estão utilizando a tecnologia e, com essas informações, é possível aprimorar processos e identificar necessidades com mais rapidez, que garante um atendimento melhor para o cliente.
  • Retenção de talentos: uma frase famosa de Confúcio diz: "Escolhe um trabalho que você gosta e não terá que trabalhar um único dia de sua vida". Hoje, gostar de seu trabalho envolve muito mais que as tarefas que desempenhamos, e a concorrência por talentos no mercado de trabalho está cada vez mais acirrada. Nesse contexto, a mobilidade empresarial implementada usando tecnologias e políticas corporativas apropriadas, é uma forma de responder a esse desafio e estabelecer mais equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos seus funcionários. É importante mudar a abordagem atual de liderar e avaliar os funcionários, migrando de um sistema baseado em horas trabalhadas para um sistema de metas alcançadas, criando assim um benefício tangível. A mobilidade também permite contratar pessoas qualificadas, mesmo quando elas vivem em outras cidades, e reter talentos, oferecendo mais equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, além de maior acesso a tecnologias que são mais alinhadas com as necessidades e interesses das novas gerações de trabalhadores.

A mobilidade empresarial oferece vários benefícios.  A adoção dessa tecnologia vai muito além de simplesmente comprar dispositivos móveis ou permitir que seus funcionários utilizem seus próprios dispositivos. A mobilidade empresarial requer uma visão completa da companhia para aproveitar de todas as oportunidades de melhorar o negócio, o modo como os funcionários trabalham e o atendimento aos clientes.  E, nessa equação, a chave é a tecnologia.

 

Juan Pablo Jiménez é vice-presidente da Citrix para a América Latina e o Caribe

 

 

Share This Post

Post Comment