FIA lança laboratório de big data

FIA lança laboratório de big data

A análise de dados é essencial para a tomada de decisão em todos os campos de trabalho e negócios.  Pensando nas necessidades das empresas inserirem o big data em seus processos a Fundação Instituto de Administração (FIA) lança a partir deste mês o LABDATA, seu laboratório de big data.

O LABDATA é um laboratório de ensino, pesquisa e consultoria em análise de dados, coordenado pelo professor Dr. Adolpho Walter Pimazoni Canton (PhD em estatística aplicada pela Universidade de North Carolina - EUA). É formado por uma equipe multidisciplinar (professores, consultores e profissionais de mercado).

Com a evolução da tecnologia e a redução do custo de processamento, os projetos de big data tornaram-se relevantes nas organizações. Atualmente, projetos nessa área já começam a fazer parte das estratégias empresariais.

Para a professora Alessandra Montini, pesquisadora do LABDATA, os recursos de big data auxiliam no entendimento das necessidades dos clientes, pois hoje todas as pessoas estão conectadas por diversos dispositivos e geram muitos dados diariamente.

No seu entender, o big data será imprescindível em áreas do conhecimento que há alguns anos não utilizavam métodos estatísticos como, por exemplo, a de recursos humanos. “Algumas soluções de big data podem ser utilizados para analisar as características de candidatos com base na análise de currículo e dados disponíveis nas redes sociais, além de sugerir a contratação ou promoção de colaboradores”, afirma ela.

Share This Post

Post Comment