Ciab 2013 trará Big Data como tema

Um dos principais itens de investimentos do setor financeiro brasileiro é a formação de Big Data e formas de manipular, cruzar e usar informações como vantagem competitiva. Este vai ser um dos temas principais do Ciab FEBRABAN 2013, maior evento para os setores financeiro e de tecnologia da América Latina, que será realizado nos dias 12, 13 e 14 de junho, em São Paulo. Entre os especialistas em Big Data estarão presentes Jason White (HP), Mike Huckaby (EMC) e Hyong Kim (Ernst & Young).
White é consultor de Armazenamento para América Latina e Caribe, da Hewlett Packard (HP). O executivo vai apresentar os novos desafios de storage (armazenamento de dados) para computação em nuvem e Big Data, considerando a explosão do volume das informações e a tecnologia orientada à entrega de serviços aos clientes e às áreas de negócios.
Já Huckaby, diretor Sênior de Pré-Vendas Global da RSA (Divisão de Segurança), da EMC, vai se dedicar a todos os aspectos de segurança da informação relacionada ao manuseio de Big Data.
Kim, diretor internacional da Ernst & Young pretende explorar como fazer para converter um grande volume de dados em ativos de negócios estratégicos para bancos.
Outros keynotes speakers do congresso que falarão do conceito de Big Data, mas relacionado a formas eficazes e criativas de interação com amplas parcelas do público que ao mesmo tempo se comunicam com os bancos e alimentam os grandes bancos de dados serão Wendy Arnott, vice-presidente de Social Media e Comunicação Digital, do TD Bank, uma das maiores instituições financeiras do Canadá; além de Michael Slaby, que foi o CIO da campanha vitoriosa de Barack Obama à reeleição nos EUA, em 2012.
BIG Data
O conceito Big Data nasceu da evolução das técnicas de internet e pela multiplicação dos grandes repositórios de dados e informações (datawarehouses). Hoje, uma grande instituição financeira pode contar com muitos datawarehouses, cada um com milhões de informações diferentes, sendo que tais repositórios são heterogêneos, de origem diversa e com dados não estruturados.

As formas mais eficazes de se trabalhar com tal volume de dados (com crescimento crescente), de analisá-los e classificá-los são considerados cruciais para que cada instituição defina suas formas de atuação comercial e ganhe vantagens competitivas sobre as outras.

O conceito de Big Data pode ser definido como sendo o conjunto de dados extremamente grandes e que, por este motivo, necessitam de ferramentas especialmente preparadas para lidar com grandes volumes, de forma que toda e qualquer informação nestes meios possa ser encontrada, analisada e aproveitada em tempo hábil.

O Ciab FEBRABAN 2013, o maior evento para os setores financeiro e de tecnologia da América Latina, já tem 111 expositores e 15 patrocinadores confirmados. Entre os expositores, destaque para fornecedores globais de tecnologia, como Bull, Diebold, EMC, Fujitsu, HP, IBM, Itautec, Oracle, Samsung, SAP e Totvs.

Entre os patrocinadores estão líderes globais como a Diebold, EMC, HP, IBM, Itautec e Perto. Do total de expositores confirmados para 2013, pelo menos 18 estarão na área de exposição pela primeira vez.
O evento apresentará o Espaço Internacional, dedicado à exposição de empresas sem sede no Brasil, que já tem 16 confirmações. As origens são diversas: Alemanha, Bulgária, China, Colômbia, Espanha, Estados Unidos e Itália. Além disso, o Ciab também vai abrigar o Espaço Empreendedor, destinado a empresas com capital verde-amarelo, de pequeno porte e faturamento de no máximo R$ 12 milhões e ainda o Espaço Inovação, iniciativa da FEBRABAN e do Instituto de Tecnologia de Software (ITS), para a promoção da inovação nas empresas brasileiras de pequeno porte. Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras (Ciab FEBRABAN) é o maior evento para os setores financeiro e de tecnologia da América Latina. O tema central do Ciab FEBRABAN 2013 será “Os Novos Desafios do Setor Financeiro”.
Desde a sua primeira edição, em 1991, vem incentivando o desenvolvimento da tecnologia e da inovação bancária. Anualmente, o congresso reúne cerca de 1,9 mil representantes de bancos do Brasil e de outros países e apresenta cerca de 120 personalidades, entre conferencistas e debatedores, em mais de 30 painéis.

Agenda
23º Ciab FEBRABAN - Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras
Dias 12, 13 e 14 de junho de 2013, em São Paulo (SP)
Transamerica Expo Center
www.ciab.com.br

Share This Post

Post Comment