Tecnologias aumentam eficiência operacional dos bancos

As soluções em Big Data Analytics da EMC são recursos que podem aumentar a rentabilidade das instituições financeiras.  A tecnologia possibilita a revelação do genoma do cliente, ou seja, por meio da análise de informações (em banco de dados, posts em rede sociais, vídeos, entre outros) os bancos podem entender melhor quem são seus correntistas, o que pensam e o que esperam. Isto permite que sejam desenvolvidos novos produtos e serviços para tornar a experiência do cliente mais interativa em todos os canais. Esta e outras tecnologias EMC serão apresentadas e discutidas durante a 22ª edição do Ciab FEBRABAN.

 O fenômeno Big Data também traz benefícios às instituições financeiras em relação à segurança da informação. Este ano, a RSA – divisão de segurança da EMC - lançou uma plataforma inédita no mercado mundial chamada RSA® Security Analytics que trabalha com análise preditiva de dados para ajudar a identificar e a defender as empresas contra os desafios de segurança e as sofisticadas ameaças. Um dos principais benefícios é a identificação de ataques de “dia zero”.

 Na área de Cloud Computing, uma novidade recentemente anunciada pela EMC é Plataforma de Armazenamento Definida por Software EMC ViPR. O volume de informações gerenciadas pelos Data Centers cresce exponencialmente e o custo e a complexidade associada com o seu gerenciamento os tornam insustentáveis. Ao utilizar o EMC ViPR para gerenciar infraestrutura de armazenamento e os dados que residem dentro dessa infraestrutura, as empresas podem impulsionar melhorias inovadoras em automação e estabelecer uma arquitetura de armazenamento moderna para as implementações de futuros aplicativos.

 Neste contexto, a inovação em tecnologia é um caminho inevitável para os bancos melhorarem sua eficiência operacional – tanto que, segundo o levantamento da FEBRABAN os investimentos em canais virtuais permitiram uma redução no custo unitário de transação de 17,4% nos últimos 5 anos. Por isso, a EMC - líder mundial em capacitar empresas e provedores de serviços para transformar suas operações e fornecer TI – apresentará no Ciab 2013 suas soluções para o mercado financeiro em Big Data, Segurança e Cloud Computing.

  “A governança e o gerenciamento de dados serão fundamentais para o sucesso das instituições financeiras. Estas duas melhores práticas em tecnologias devem estar interligadas para o sucesso das empresas que quiserem competir com eficiência nos próximos anos. No mercado financeiro ainda é necessário respeitar o perfil do novo usuário onde imperam a mobilidade e conceito de BYOD (Bring your on device)”, afirma Giampaolo Michelucci, vice-presidente de Vendas da EMC Brasil.

 De acordo com a pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2013, a tecnologia é cada vez mais um alicerce fundamental para a indústria financeira. No último ano, os recursos aplicados em TI foram de R$ 20,1 bilhões, o que corresponde a 15% dos gastos em tecnologia no Brasil. Tamanho investimento é justificado pela crescente demanda de serviços bancários por meios eletrônicos. Em 2012, as transações realizadas pelo eBanking representaram 39% do total de transações do mercado e as via Mobile Banking já representam 2,3% do número total de transações. 

 Congresso - O Ciab 2013 contará com a participação de palestrantes internacionais e brasileiros da EMC na sua grade de programação. O Presidente da EMC no Brasil, Carlos Cunha, participará do painel “Inovação na indústria de TI para Bancos”, que acontece 14 de junho, das 9:00 as 10:30. Neste debate, o executivo mostrará como a EMC investe, constantemente, em inovação e desenvolvimento de soluções para o mercado de TI. Em média, por ano, a empresa aplica 12% do seu faturamento mundial em pesquisa e desenvolvimento e mais 10% na compra de novas tecnologias.

 No dia 12 de junho, Sanjay Mirchandani, CIO e COO Centros Globais de Excelência EMC Corporation, participará do painel “TI como Serviço e seus efeitos na Eficiência Operacional" das 16:00 às 17:00. Ele mostrará como os bancos podem usar a tecnologia para melhorarem sua eficiência operacional. No mesmo dia, a palestra “Cloud Computing na Prática” será ministrada por Rodrigo Gazzaneo, gerente de Cloud & Applications da EMC para America Latina. Ele vai mostrar as vantagens que as empresas ganham, tais como elasticidade e flexibilidade, ao migrarem para ambientes de computação em nuvem.  A apresentação será no dia 12 de junho, das 16:00 às 18:15.

 Já no dia 13 de junho, o tema “Big Data Transforms Security será abordado dentro do painel “Big Data” por Mike Huckaby, que é o diretor Sênior de Pré-Vendas Global da RSA, que acontece no das 14:00 às 15:30. O executivo irá mostrar os aspectos de segurança da informação relacionada ao fenômeno de Big Data.

Share This Post

Post Comment