Eficiência operacional, experiência do cliente e computação em nuvem para bancos

A SAP Brasil apresenta no CIAB todo o seu portfólio de soluções para instituições bancárias, que inclui ferramentas customizadas para o mercado brasileiro voltadas para transações e análises de risco e Compliance, além da camada de Business Intelligence para análise dos principais indicadores de negócio desse segmento e mobilidade. A participação da empresa é baseada em três pilares: eficiência operacional, experiência do cliente e computação em nuvem.

A SAP oferece ao setor financeiro soluções que fornecem, em tempo real, informações estratégicas para melhor tomada de decisões e permitem tornar a operação mais ágil e eficiente, tanto do ponto de vista de processos como no atendimento ao cliente. No primeiro trimestre de 2013, a SAP Brasil ampliou em 53% sua receita com venda de software para bancos, o que demonstra sua expansão no setor.

No estande da SAP, os visitantes poderão ver demonstrações de diversas ferramentas em situações que simulam o dia-a-dia dos bancos. “O objetivo é mostrar, na prática, como as instituições podem melhorar a experiência do cliente nas interações com o banco, aumentar a eficiência operacional e como é seguro rodar aplicações em nuvem”, destaca Ricardo Higa, Especialista da área de indústria financeira da SAP Brasil.

A relação entre receitas e despesas operacionais dos bancos será um dos principais drivers de gestão dos bancos no Brasil, dentro do novo contexto econômico de queda de juros.  A excelência na gestão passará pela capacidade de um banco em agir com base na identificação em tempo real das oportunidades e fragilidades em seus processos de negócios, por meio da análise de uma grande quantidade de dados.

As soluções SAP atendem toda a cadeia de valor de um banco. Com mais de 3.700 clientes em 120 países, o portfólio engloba gestão dos produtos bancários, gestão de risco, vendas, integração com múltiplos canais, contabilidade e finanças, gestão de capital humano e suprimentos.

Atenta às necessidades do setor, a SAP está investindo cada vez mais no desenvolvimento de soluções para tornar mais ágeis as operações das instituições bancárias. Exemplo disso é a plataforma SAP HANA, uma composição de hardware e software, que permite o gerenciamento e análise de grandes volumes de dados em tempo real, tornando mais dinâmica a tomada de decisão. “O cliente interage com o banco por meio de diferentes canais e cada um tem o seu processo específico. Com o SAP HANA, o banco pode construir uma plataforma que unifica a comunicação com o cliente, fornecendo informação estratégica de forma instantânea”, comenta Higa.

Outro destaque da SAP no CIAB é a computação em nuvem. A empresa demonstrará como aplicações de CRM (gestão de relacionamento com o cliente), gestão de viagens corporativas (SAP Travel On Demand), monitoramento e atendimento nas redes sociais (SAP Social Customer Engagement & Netbase), entre outras, podem ser implementadas no modelo de cloud computing de forma simples e de modo a reduzir os gastos com infraestrutura de TI nas companhias. “Queremos provocar discussões sobre a questão da segurança de aplicações em nuvem para desmistificar este ponto. A ferramenta para monitoramento das redes sociais da campanha que levou o presidente dos EUA Barack Obama à reeleição, inclusive, é da SAP rodando em nuvem”, diz Higa.

Alguns dos demais temas e tecnologias que a SAP demonstrará no CIAB são: bancos nas redes sociais, desafios do banco do futuro, pagamento móvel (m-payment), comércio eletrônico móvel (m-commerce), gestão de risco e fraude e governança corporativa.

No último dia do evento, das 11h às 12h30, o diretor de mobilidade da SAP Brasil, Fabian Valverde, participa de um painel onde será debatido o fenômeno das aplicações para Internet e dispositivos móveis.

A SAP contará ainda com a participação do parceiro MJV Tecnologia & Inovação que, por meio de um jogo de realidade alternativa, irá mostrar como seria possível viver num mundo sem notas de dinheiro. “A ideia é estimular que o público da feira sugira possíveis caminhos para lidar com a perspectiva de que, em um  futuro próximo, as transações em papel moeda se tornarão obsoletas”, afirma Ysmar Vianna, sócio-diretor da MJV.

Outro parceiro que estará no estande da SAP durante o CIAB é a Axxiome Group, consultoria especializada na área financeira. A empresa irá apresentar uma experiência real da solução de m-Commerce, Mobile Wallet, utilizando smartphones e tablets.

Share This Post

Post Comment