Gartner divulga recomendações de uso e de segurança para dispositivos móveis

De acordo com o Gartner a rápida proliferação dos dispositivos móveis de consumidores está mudando o ambiente tradicional de TI nas empresas, sendo que 90% das companhias já implantaram dispositivos móveis e 86% das empresas pesquisadas disseram que planejam implantar tablets ainda em 2012. A pesquisa foi realizada com mais de 900 empresas que possuem mais de 500 funcionários e Data Centers in-house no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Austrália, Rússia, Índia, China e Japão. Analisou a implantação e os planos para a adoção de dispositivos móveis, políticas de BYOD - Bring Your Own Device, além de investimento em Data Centers e uso de tecnologias como Cloud, Desktop Virtual para mobilidade empresarial.

“O crescimento em vendas de smartphones e tablets permitirá um maior nível de consumo de produtos de TI nos próximos cinco anos”, diz Van Baker, vice-presidente e diretor de pesquisas do Gartner. “As empresas devem reconhecer isso e permitir a mobilidade para seus funcionários, planejando suas infraestruturas de TI para este novo cenário que precisa estar preparado para atender a crescente demanda pelo uso de dispositivos móveis”, afirma o analista do Gartner.

Outro impacto do aumento de consumo de TI é a proliferação dos dispositivos dos próprios funcionários nas empresas (BYOD). A pesquisa do Gartner aponta que muitas companhias permitem o uso de dispositivos móveis pessoais para conexão à rede. A demanda de BYOD é maior nos países do BRIC, onde há mais funcionários da Geração Y trabalhando. Com a proliferação do BYOD, há muitas questões ligadas à segurança que fazem com que empresas considerem novos investimentos em computação móvel. De acordo com o Gartner, as principais questões são “o uso de dispositivos pessoais” e a “implantação de novas plataformas móveis empresariais”.

Share This Post

Post Comment