Empresa lança plataforma que viabiliza documentos de identidade via smartphone

Rogerio Coradini_3*Por Isabela Iori

A HID Global, empresa reconhecida no mercado de identidade segura, anunciou o lançamento de uma plataforma que viabiliza ao usuário carregar qualquer documento governamental de uma forma móvel com alto nível de proteção,  por meio do seu smartphone. “É uma plataforma realmente bem nova e vem seguindo essa revolução que temos presenciado nos últimos anos relacionada aos smartphones. Um equipamento que cada vez mais tem feito parte da nossa vida e substituído outros produtos. Nós já alcançamos estágios avançados em alguns países no desenvolvimento dessa aplicação, mas ainda são projetos pequenos e pilotos perto do potencial que essa plataforma oferece”, conta Rogério Coradini, Diretor de Vendas da HID Global para o Brasil.

No Brasil, a empresa esta em fase de estudos sobre a possibilidade de utilizar o documento digital  e está iniciando um estudo com a  CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O projeto está em fase embrionária, em momento de negociação com os órgãos do Governo e Agências Nacionais e Regionais, analisando a possibilidade de ter a CNH no Smartphone. Segundo Coradini, a segurança é a premissa básica para todo o processo do aplicativo. O Diretor salienta que a mobilidade e a comodidade são os principais pilares em que essa plataforma se apoia.

“A maior dúvida dos usuários é em relação à segurança. Se você perde o seu smartphone, se ele for roubado, o documento físico permanece intacto. Especificamente nessa área de identidades virtuais, nós temos uma combinação entre a solução e os níveis de segurança que nós fornecemos nas plataformas dos produtos, entre eles, criptografias de dados, chaves  e outros componentes seguros que fazem parte da  aplicação, que impedem a invasão e a clonagem desses documentos”.

O Diretor acrescenta que a plataforma é tão segura que o próprio usuário não consegue fazer a cópia do documento. “Ele recebe isso no seu smartphone e só uma autoridade competente homologada para tal pode autorizar e fazer a cópia ou transferência do documento. O usuário só consegue visualizar o documento e disponibilizar para que outras empresas chequem a veracidade das informações”.

Sobre a receptividade do usuário, Coradini explica que existem dois tipos de público. O primeiro grupo é aquele que reconhece que a tecnologia é um caminho sem volta e o segundo grupo, que é mais resistente a essa transformação. “Isso está muito ligado ao nível de maturidade de cada país”.

A plataforma HID Gold, responsável pelas identidades móveis, possui tecnologia de criptografia Seos, que permite acesso instantâneo em nuvem e possibilitam  transações, emissão, cópia e outros processos sejam realizados de forma segura. O Diretor afirma que para utilizar essa tecnologia é  necessário um investimento. “A logística envolvida na impressão física dos documentos é muito alta e traz uma série de problemas, como o extravio de documentos, o estoque para imprimir, atraso na entrega do documento, e outros. No virtual esse problema não existe, a escalabilidade é muito grande. Você tem esse ganho somado à logística. A estrutura envolvida é muito mais barata e mais segura”, finaliza.

 

Share This Post

Post Comment