Adobe fecha acordo com ITI e integra toda a cadeia de Certificação Padrão ICP-Brasil

*Por Isabela Iori

Nesta entrevista, o VP da Adobe Brasil, Fabio Sambugaro, fala sobre a parceria da empresa com o Instituto Nacional de Fabio Sambugaro_VP Enterprise_Adobe Brasil (8) (1)Tecnologia da Informação (ITI), autarquia do Governo Federal responsável por automatizar os processos de validação de assinaturas digitais em documentos de PDF abertos em softwares. O especialista explica as implicações e integrações que ocorrerão com esta nova decisão.  A Adobe Document Cloud é uma solução de criação de fluxos de trabalho de documentos digitais, que oferece aos usuários agilidade e segurança na informação. Ela é composta por aplicativos avançados para dispositivos móveis, além do Acrobat DC e Adobe Sign.

 

Information Management- Como esse novo software muda a relação do usuário com o PDF?

Fabio Sambugarop - A Adobe Document Cloud é uma plataforma que inclui duas soluções: o Acrobat DC e o Adobe Sign, além de uma série de aplicações desktop e mobile integradas, como o Acrobat Reader e as próprias soluções matrizes da Document Cloud. Este é um sistema com total aderência à ISO (Organização Internacional para Padronização), com estrutura que garante a segurança dos arquivos, conteúdos e do próprio usuário e que vai além da relação simples para a leitura ou edição de um PDF.

Com essa plataforma, as empresas e pessoas ganham escalabilidade em produção para a gestão e assinatura de documentos. Vivemos uma era em que a tecnologia se espalha entre os brasileiros e isso é fortemente identificado nas gerações mais novas, em que desde os primeiros anos as experiências em internet são com dispositivos móveis ou com uma multiplicidade de outros dispositivos que se comunicam. Dar a possibilidade a essas pessoas de trabalhar esses documentos nesse universo em que estão intimamente inseridos significa uma mobilidade sem precedentes.

Em assinaturas, por meio do Adobe Sign, a Document Cloud tira os obstáculos que o mundo físico traz. Com essa solução, diferentes departamentos de empresas passam a ter controle do status da assinatura de documentos dentro de um fluxo planejado, além de eliminar a possibilidade de perda e também restringir o acesso de terceiros ou estranhos ao arquivo. Exatamente pela mobilidade que se tem, o fluxo é otimizado e pode ser concluído em poucas horas e de forma extremamente segura e acessível. O resultado é uma grande otimização de processos, de custos de armazenamento e mesmo de sustentabilidade pelo fato de iniciar e concluir todo o processo digitalmente, eliminando o uso de papel.

Já a gestão de documentos, via Adobe Acrobat, amplifica as possibilidades de acesso aos arquivos por diferentes gadgets, mas também algumas intervenções sem precisar reescrevê-los. Por exemplo, o usuário que recebe uma apresentação em PDF, consegue convertê-la rapidamente para o formato que desejar, como um arquivo PowerPoint. Além de poder fazer upload de arquivos, há uma constante atenção ao mercado a fim de firmar parcerias para a integração da Document Cloud com serviços repositórios, como DropBox, OneDrive e mais recentemente o Box, além do SharePoint, da Microsoft, com acesso completo à biblioteca dessa plataforma. O assinante da Adobe Creative Cloud também pode, a qualquer momento, dar continuidade aos seus projetos com acesso via Acrobat.

 

IM-  Como acontece esse sistema de armazenamento em cloud?

F.S.- Como qualquer serviço em nuvem, a Adobe possui parcerias para a utilização de servidores. A partir da assinatura de soluções da Document Cloud, o usuário imediatamente passa a ter acesso aos seus documentos, conforme detalhei anteriormente, e pode já estabelecer todos os processos de fluxo de assinatura, no caso do Adobe Sign, nas diferentes aplicações disponíveis.

Além das aplicações da Document Cloud, o usuário Adobe de diferentes serviços, por meio de sua conta, tem acesso livre, via Web, à gestão dos documentos e pode compartilhá-los com determinado público com a simples geração de um link. Pelo browser, também é possível acessar projetos da Creative Cloud, caso também tenha uma assinatura de algum pacote.

A ideia é justamente propiciar essa plena integração e a melhor experiência de uso.

 

IM-- Como é que o usuário pode utilizar esse sistema? Como é esse serviço?

F.S.- A partir da assinatura de soluções da Document Cloud, o usuário tem acesso à plataforma de gestão de documentos tanto via Web quanto via Adobe Acrobat DC, disponível nas versões Pro e Standard, que conta com benefícios mais extensos para lidar com os arquivos, com a edição de PDFs e mesmo o acesso aos repositórios diversos. No caso do Adobe Sign, o acesso também é vinculado a uma assinatura, com opções de planos Individual, Empresas e Enterprise.

O sistema da Document Cloud também inclui o Adobe Acrobat Reader DC, disponibilizado gratuitamente. Ele funciona como uma versão light do Acrobat que, uma vez baixado no desktop ou mobile, permite a aquisição de ferramentas individuais da solução, como por exemplo a conversão de arquivos PDF para outros formatos. A diferença é que com a assinatura do Acrobat, o usuário tem acesso livre a uma infinidade de recursos que comentei anteriormente, como editar o PDF, converter ele para diferentes formatos, gerenciar documentos, além do fluxo de documentos para assinatura.

No que se refere à utilização, a Adobe também oferece o download de apps mobile para viabilizar e acelerar toda a gestão de arquivos ou fluxo de assinaturas.

 

IM- Como isso facilita o cotidiano dos usuários?

F.S.-Como disse anteriormente, os serviços englobados na Document Cloud estão diretamente relacionados ao fenômeno de transformação digital, com a presença cada vez maior de usuários utilizando esses dispositivos e mesmo iniciando suas experiências com fluxo de documentos e arquivos digitais. Nesse sentido, essa oferta da Adobe se insere num contexto apropriado em que o digital significa maior agilidade operacional – pelo fato de dar continuidade a algum processo na mesa do escritório ou no carro, por meio de um smartphone -, o que resulta em economia também. Os outros impactos dessas soluções estão relacionados à sustentabilidade, pelo fato de eliminar o papel, e à organização, por dispensar o armazenamento físico dos arquivos.

A mesma lógica se aplica às assinaturas digitais e eletrônicas, com o fluxo otimizado. No fim das contas, processos que demoravam dias para serem concluídos passam a ser finalizados em algumas horas e com total segurança para os usuários. Por exemplo, o Adobe Sign faz todo o tracking do documento que precisa de assinaturas digitais ou eletrônicas pelo IP, endereço de e-mail, geolocalização e outros dados, além de programações especiais para concluir etapas do fluxo, como tokens via SMS.

 

IM- Qual a estratégia de mercado que a Adobe vai fazer para disponibilizar esse novo serviço?

 

F.S.-A Adobe percebe uma demanda de mercado na questão da migração para o digital, um caminho sem volta. Tanto por segurança, quanto sustentabilidade, redução de custos ou agilidade de processos, buscamos entender as necessidades do cliente e a partir daí desenvolver nossos serviços. Então, como estratégia de mercado, há duas frentes para se trabalhar: uma de educação e outra de indústria, com aplicação prática da plataforma. Em educação, o foco é apresentar a plataforma como um bem de negócio, na linha do que comentei nas respostas acima: mostrando a importância e benefícios da digitalização do fluxo, e não apenas as soluções em si. É o caso de identificarmos a dor do cliente e mostrar a ele como a Document Cloud pode saná-la.

Esse desafio educacional parte do pressuposto da ainda forte existência de um fator cultural ou geracional que ainda tem o papel como o meio para registros e documentos. Isso abre a perspectiva dentro do objetivo de educar o mercado acerca de todas as possibilidades disponíveis na Document Cloud e mesmo em outras plataformas da Adobe voltadas à criatividade e ao marketing digital, sempre tendo como foco a experiência do usuário e do consumidor. O fato de em nível mundial observarmos a cada vez maior presença das pessoas no mundo digital, e com acesso a plataformas que dependem dessa presença, é um reforço positivo para caminharmos nesse plano de educação do mercado.

 

IM- Como  funciona essas novas ofertas da Adobe?

 

F.S.-A dinâmica de funcionamento é simples. A partir da assinatura, o usuário faz o login nas aplicações contratadas ou na Web. A interface conta com ferramentas de uso fácil e intuitivo. Com isso, de acordo com o objetivo, ele dá prosseguimento à gestão do documento, desde a conversão para um formato específico, edição do PDF ou para estabelecer o fluxo de assinaturas.

Importante destacar que, no que se refere às assinaturas, desde abril o processo para a validação de assinaturas digitais em documentos PDF pelos softwares Adobe Reader e Adobe Acrobat passou a ser automático. Isso ocorreu após o Acordo de Cooperação firmado entre a Adobe e o Governo Federal, por meio do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação). Pelo acerto firmado entre as partes, 100% das certificadoras que integram o repositório da Autoridade Certificadora Raiz (AC-Raiz) da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) passaram a fazer parte da Adobe Approved Trust List (AATL), fazendo com que as assinaturas sejam validadas automaticamente.

A AATL é a Lista de Confiança da Adobe, um programa que permite que milhões de usuários no mundo todo possam criar assinaturas digitais confiáveis sempre que o documento assinado é aberto no Reader ou Adobe Acrobat. Com a homologação das raízes da ICP-Brasil pela Adobe, o Brasil passou a integrar a AATL. Em agosto de 2015, o Brasil passou a dispor de uma política pública para assinatura digital para o padrão de Assinaturas Eletrônicas Avançadas do PDF (PAdES, na sigla em inglês). Como criadora do PDF – que depois tornou-se um padrão aberto mantido pela International Organization for Standardization (ISO) -, a Adobe ocupa uma cadeira em grupo gerenciado pelo ITI e trabalhou em parceria direta para a criação e aprovação dessa política, que culminou com a integração da ICP-Brasil em sua Lista de Confiança.

Share This Post

Post Comment