Prova pericial na carona das legaltechs

Prova pericial na carona das legaltechs

Tecnologia oferece suporte a advogados

A experiência de trinta anos em perícias de engenharia da Lautec Assist observa a demanda de mercado latente para a produção de prova técnica pericial. O procedimento é de extrema relevância no âmbito judicial e extrajudicial, seja de qual área técnica for: engenharia, contabilidade, medicina, segurança do trabalho, grafoscopia, documentoscopia, etc. Contudo, o ritmo de desenvolvimento de prova técnica pericial sempre teve um rito extremamente formal e tradicional. Agora, precisa “pegar carona” nas chamadas legaltechs, isto é, agregar novas ferramentas tecnológicas e digitais ao trabalho.

As legaltechs são startups que desenvolvem ferramentas de cunho jurídico voltadas para resolver problemas cotidianos enfrentados pelos profissionais de direito. Oferecem soluções tecnológicas para, por exemplo, aumentar a produtividade, melhoria dos processos, conteúdo técnico, conhecimento, etc.

No atual cenário, os profissionais de Direito, não raras as vezes, se deparam com questões extrajudiciais ou judiciais que demandam perícias técnicas. Nessas ocasiões, é extremamente recomendável que se socorram na assessoria de profissionais peritos especializados.

Na fase extrajudicial, estes profissionais assessoram na análise, no exame e estudo da tese, no estudo da probabilidade de êxito destas questões e, finalmente, na produção de um laudo técnico para provar uma tese ou fato.

A assessoria dos profissionais peritos nas questões judiciais é tão importante quanto nas questões extrajudiciais, logo, se faz necessária na elaboração de laudo para instruir a inicial, na consultoria na formulação dos quesitos, no acompanhamento das diligências, na análise do laudo do perito judicial e, por fim, na elaboração de um parecer técnico discordante do laudo pericial para correta instrução do juízo, quando for o caso. Esta assessoria tem uma importância estratégica tão grande no sucesso das questões jurídicas que, do ponto de vista técnico, não seria exagero afirmar que são indispensáveis.

Então, conhecido este ambiente e estas necessidades, como poderão os procedimentos e etapas acima enumeradas relativas à prova pericial técnica “pegar carona” no conceito das legaltechs? Baseado no conhecimento da Lautec Assist, através da criação de uma plataforma, portal e aplicativo, que funcione como uma interface entre os profissionais do Direito e os profissionais peritos, criando um ambiente para a geração de conteúdo técnico específico para todos os usuários e interessados. Tal ferramenta proporcionaria ao advogado, ao se deparar com demandas que envolvam perícias técnicas, selecionar uma assessoria profissional de acordo com vários filtros como, por exemplo, área de atuação, local, currículo, experiência, etc. A boa notícia é que tal plataforma será lançada em breve.

Avançados estudos e pesquisas já foram desenvolvidos vários testes. Entende-se que esta ferramenta carregará, em seu escopo, todos os conceitos de uma legaltech, isto é, suprirá deficiências das atividades jurídicas, otimizará os processos internos e aumentará a competitividade dos escritórios e departamentos jurídicos e, por fim, fornecerá informações indispensáveis para a escolha de uma assessoria que traga credibilidade e bagagem técnica e científica às demandas jurídicas.

Já tendo atuado em centenas de processos judiciais como perito do juízo, represento a Lautec Assist, empresa de larga atuação exclusivamente na consultoria para advogados, escritórios de advocacia e empresas clientes destes. A observação atenta deste momento em que vivemos, caracterizado pela busca incessante de tecnologia e de inovação disruptiva, me trouxe o entendimento que aqui expus.

Share This Post

Post Comment