Rede Nacional de Ensino e Pesquisa escolhe Grupo Binário para prover rede sem fio em Workshop e Simpósio

O Grupo Binário, especializado em Tecnologias Integradas e Serviços Profissionais, foi escolhido pela Rede Nacional de Ensinoempresas-de-tecnologia e Pesquisa (RNP) para garantir uma rede Wi-Fi de alta capacidade para o Workshop RNP (WRNP) promovido simultaneamente com o Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC). Usando equipamentos da Aruba Networks, a Binário, em menos de 48 horas, implementou uma rede sem fio com capacidade para suportar mais de dois mil usuários.

O Grupo Binário ficou responsável por assegurar uma rede wireless capaz de suportar dois eventos simultâneos, suprindo a demanda dos visitantes, palestrantes e organizadores sem falhas, interrupções ou lentidão. Durante os cinco dias de disponibilidade de rede, foram mais de mil usuários conectados, com picos de mais de 400 dispositivos simultâneos. O tráfego total do evento somou mais de 500 GB de informação.

“Temos uma ótima parceria com o Grupo Binário e, quando precisamos de uma rede sem fio de alta capacidade para nossos eventos, confiamos na qualidade da plataforma”, comenta o gerente de redes para experimentação da RNP, Alex Moura. O 17º WRNP foi mais uma oportunidade em que a parceria com a equipe da Binário funcionou com grande eficiência, onde seus técnicos capacitados nos ajudaram a criar e a executar o projeto da rede de forma rápida e sem falhas para atender às demandas dos dois eventos”.

O projeto implantado usou equipamentos da Aruba Networks, incluindo a controladora 7010, 13 Access Points no modelo AP -215, gerenciados pela plataforma AirWave. A rede da Binário ofereceu total segurança aos visitantes, seguindo o padrão 802.11ac, controle e priorização de aplicações em camada 7, gestão automatizada de RF (rádio frequência) e roaming.

A Controladora 7010 foi configurada para oferecer 4GB de throughput para atender até 2.048 usuários. Os Access Points AP-215 tem capacidade de 1,3 GB cada.

Além da disponibilidade para os visitantes, a organização do evento também fez uso do Wi-Fi para credenciamento, com leitura dos códigos de barra das credenciais e check-in do evento e ainda pelo backoffice para impressão de credenciais e qualquer tipo de documento, assegurando que todo o uso de impressoras fosse sem cabos.

“O desafio foi a grande densidade de pessoas no mesmo local e a utilização de aplicações de multimídia para streaming”, diz Leonardo Mezzanotti gerente de Soluções Wireless do Grupo Binário. “Estamos muito contentes pela confiança da RNP em nossas soluções de WLAN e esperamos que essa parceria continue com o aprimoramento do nosso sistema de implementação de Wi-Fi rápida para grandes eventos”.

Histórico

A RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – é uma Organização Social (OS) vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), mantida em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), Saúde (MS), Cultura (MC) e Defesa (MD) que participam do Programa Interministerial da RNP (PI-RNP). Nesta edição, o workshop tratou dos principais desafios na implantação de redes de 100 Gb/s e contou com apresentações sobre aplicações de SDN (Software Defined Networking), aplicações de vídeo, soluções para ambientes de educação à distância, dados abertos, entre outros temas. Esta foi a sexta participação do Grupo Binário no evento, que já forneceu a rede wireless no ano passado.

O Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC) é um evento anual promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pelo Laboratório de Redes de Computadores (LARC). Com mais de 30 anos de realização, é reconhecido como o mais importante evento científico nacional em redes e sistemas distribuídos. Este ano, o evento foi composto por sessões técnicas, minicursos, painéis e debates, workshops, salão de ferramentas, tutoriais e palestras ministradas por convidados de renome internacional.

Os eventos simultâneos ocorreram entre os dias 30 de maio e 3 de junho, em Salvador (BA).

Share This Post

Post Comment