TIM disponibiliza Big Data a parceiros externos para desenvolvimento de soluções inteligentes

A TIM passa a disponibilizar o seu Big Data, sistema que acompanha em curto prazo e com total privacidade tráfegos de voz, 55085_Papel-de-Parede-Arte-Digital-3D--55085_1400x1050SMS e dados de clientes, a parceiros externos e clientes corporativos. A operadora firmou nesta quinta-feira (21/07) uma parceria com a Prefeitura do Rio, que inclui a criação de um mapa de deslocamento com foco na gestão de megaeventos e desenvolvimento de soluções a partir do conceito de Cidades Inteligentes.

“Já utilizamos nosso Big Data há algum tempo para estreitar ainda mais o relacionamento com nossos clientes e aumentar a eficiência operacional. Agora queremos desenvolver soluções inovadoras a partir da nossa inteligência que colaborem para a gestão dos nossos parceiros, inclusive na iniciativa pública, beneficiando não só os usuários da TIM, mas também os demais cidadãos”, destacaLuis Minoru, Chief Strategy Officer da TIM.

O projeto de desenvolvimento de Big Data permitirá à Prefeitura criar um mapa de deslocamento no Rio de Janeiro graças ao cruzamento de seus dados com os fornecidos pela TIM. A operadora enviará – a cada meia hora - informações relativas à quantidade de usuários únicos por célula (local específico). Isso será possível graças às milhares de antenas que a operadora possui espalhadas pela cidade, que fornecem dados sobre quantidade e movimentação de clientes e de usuários em roaming que se conectarem a infraestrutura da operadora.

Todo o compartilhamento respeita critérios de confidencialidade e segurança de dados pessoais, segundo prevê a legislação. “As informações fornecidas pela TIM são massivas e preservam o anonimato dos clientes. Além disso, a proteção dos dados permanece não vulnerável, sob sistema de segurança blindado” ressalta Minoru.

Por meio do mapa de deslocamento, será possível estimar, por exemplo, concentrações de pessoas em determinados locais e em deslocamento, relevante para uma melhor organização da cidade durante a realização de megaeventos. Ao indicar a movimentação das pessoas, o mapa possibilitará a tomada de decisões de curto prazo pela Prefeitura, colaborando para a prevenção e a resolução de incidentes.

Também está previsto o compartilhamento de dados entre o centro de operações de rede da TIM (NOC, na sigla em inglês) e o Centro de Operações da Prefeitura (COR), que permitirá à operadora tomar conhecimento prévio sobre criticidades urbanas, a exemplo de fortes chuvas, e desenvolver planos de resiliência em função das intervenções urbanas programadas, aperfeiçoando sua gestão de rede.

A Seconserva já havia estabelecido, no ano passado, uma parceria com o Instituto TIM para o desenvolvimento de um sistema de zeladoria urbana. O software passou a ser utilizado, desde dezembro de 2015, por técnicos e agentes de campo para registro e atendimento de ocorrências na cidade envolvendo limpeza urbana, mobilidade e transporte, ordem pública, iluminação e outros temas relacionados à gestão municipal. Em junho deste ano, o sistema foi ampliado e integrado ao COR, com foco em megaeventos, passando a se chamar ZUP Rio.

Share This Post

Post Comment