EMC premia Acervo Digital Chiquinha Gonzaga

A companhia de soluções de armazenamento de dados corporativos EMC Corporation anunciou as três organizações regionais premiadas como beneficiárias do Projeto EMC Heritage Trust de 2013. O Acervo Digital Chiquinha Gonzaga (https://www.chiquinhagonzaga.com/acervo/) foi o projeto brasileiro vencedor. As doações da EMC serão destinadas a projetos que, como o acervo, estimulam a preservação de informações culturais em comunidades locais do Brasil e do Reino Unido.
gonzaga
A compositora Francisca Edwiges Neves Gonzaga (1847-1935) é uma das mais importantes do Brasil, criadora de cerca de 300 peças para piano solo e canções, além de ter musicado mais de 50 operetas.

As operetas da compositora brasileira, que permanecem manuscritas, serão digitalizadas com a doação da EMC. Os arquivos serão disponibilizados gratuitamente para músicos, produtores, pesquisadores e público em geral do mundo todo.

"Graças aos esforços de digitalização dessas organizações, pessoas de todo o mundo terão acesso a fragmentos da história capazes de gerar conscientização e inovação. A EMC orgulha-se de premiar essas importantes organizações e parabeniza nossos mais recentes beneficiários”, afirma Jessica Anderson, diretora de Envolvimento com a Comunidade da EMC Corporation.

As outras duas organizações premiadas foram o Kresy-Siberia Virtual Museum (KSVM) e o Guernsey Evacuee Community Group, ambas do Reino Unido.

O KSVM foi criado em 2009 para pesquisar e reconhecer mais de 1,5 milhão de cidadãos poloneses que lutaram pela liberdade e pela sobrevivência durante a Segunda Guerra Mundial.

Já o Guernsey Evacuee Community Group mantém uma coleção exclusiva de documentos, com datas a partir de junho de 1940, que relatam a experiência de 17 mil pessoas que precisaram fugir de Guernsey (nas Ilhas do Canal) para a Inglaterra.

Criado em 2007, o programa EMC Iniciativa de Patrimônio da Informação ajuda a promover a conservação do patrimônio da informação em todo o mundo. Até hoje, a empresa já premiou mais de 35 projetos e doou mais de US$ 35 milhões.

Share This Post

Post Comment