A desenvolvedora e provedora de soluções em gestão empresarial Sankhya apresenta nesta semana sua mais recente plataforma, o Sankhya Web Mobile. O primeiro ERP do país totalmente desenvolvido para rodar em dispositivos móveis, como com sistemas iOS e Android. será lançado no ABAD 2013, que acontece entre os dias 5 e 8 de agosto, em Fortaleza, (CE).mobilidade

O aplicativo permite visualizar informações como produtos em falta no estoque e até mesmo quando um negócio é fechado, tudo atualizado em tempo real.

Confira abaixo a entrevista da Information Management com o diretor-presidente da Sankhya, Felipe Calixto.

Information Management: Como funciona a nova solução mobile da Sankhya?

Felipe Calixto: Ficamos muito empolgados com essa tecnologia porque ela tem um teor de inovação muito grande. Ela é capaz de mudar os seus hábitos. Como gestor, em qualquer lugar consulto o ranking de análise de vendas, vejo informações sobre os vendedores e tudo mais. Você passa a ter a empresa na palma da mão. O impacto disso na vida de de um executivo será algo similar ao impacto da vida do celular. Os executivos tinham dificuldade de ter esses dados sobre a própria empresa. Mas agora isso está resolvido.

Information Management: O aplicativo roda bem nos smartphones mais populares do mercado?

Felipe Calixto: Sim, ele funciona em celulares com sistemas Android e iOS, mas também roda em qualquer plataforma por ser uma tecnologia web. A mesma solução que roda em um desktop roda em todos os sistemas. Em alguns smartphones que ele tem um desempenho melhor, como nos aparelhos da linha Galaxy, da  Samsung e no iPhone 4 ou 4S. Já no iPhone 5 ele fica um pouco grande para a tela, mas ainda sim é possível analisar os dados. Ele também funciona bem em qualquer tablet, é possível navegar com perfeição.

Information Management: Quais informações são exibidas no aplicativo?

Felipe Calixto: Qualquer tipo de informação que o gestor quiser, como faturamento, ranking de rentabilidade, quais unidades estão rendendo mais, o meu quadro de colaboradores, dados da área contábil, entre outras. O sistema é flexível e traz informações de o ERP para desktops. A grande novidade agora é que disponibilizamos essas ferramenta móvel para o gestor ter acesso à ferramenta quando e onde quiser.

É possível cadastrar clientes, por exemplo, apesar de não ser comfortável de fazer no celular, que tem um teclado pequeno.

Information Management: O que é possível fazer no aplicativo?

Felipe Calixto: Como o sistema está ligado na nuvem, a qualquer momento é possível consultar a informação mais recente sobre a sua empresa. Você pode tomar decisões estratégicas baseando-se em dados atualizados em tempo real. Você pode ter controle até mesmo da produtividade das suas equipes.

Information Management: Qual é a importância do “big data” para as empresas no cenário atual do mercado?

Felipe Calixto: Há tecnologias que algumas empresas podem abrir, mas outras, não, como o celular. Ele é uma necessidade, assim como cloud e big data serão em um futuro breve. naturalmente a adesão à tecnologia é lenta, porque apenas alguns empresários lideram a adoção desse processo. Logo, acredito que todo o mercado de ERP e tecnologia precisará desse recurso para não ficar fora do mercado.

Information Management: Algo que gostaria de mencionar?

Felipe Calixto: Somos a primeira empresa 100% do ERP no celular. Somos os pioneiros, já estamos com a solução na web e empresas com essa tecnologia ainda não existem. Nos próximos seis meses ou um ano, é difícil uma empresa de nível nacional oferecer essa ferramenta. é uma tecnologia complexa e muito grande. Estamos desenvolvendo há 11 anos nessas tecnologias e investimentos R$ 16 milhões durante esse período.

Outra coisa que destaco é que lançamos também o que chamamos de universidade corporativa, que dissemina conhecimento para funcionários das empresas, com o objetivo de ensiná-los a aproveitar ao máximo nossas soluções. Estamos sempre acompanhando o cliente para ver o estágio ele está para aplicarmos a solução ideal para ele. Isso está ligado ao conhecimento que queremos discutir ou transferir, para que eles apliquem os fundamentos da administração de forma também sustentável.