Entrevista: Presidente da Sankhya conta detalhes de solução móvel de ERP

A desenvolvedora e provedora de soluções em gestão empresarial Sankhya apresenta nesta semana sua mais recente plataforma, o Sankhya Web Mobile. O primeiro ERP do país totalmente desenvolvido para rodar em dispositivos móveis, como com sistemas iOS e Android. será lançado no ABAD 2013, que acontece entre os dias 5 e 8 de agosto, em Fortaleza, (CE).mobilidade

O aplicativo permite visualizar informações como produtos em falta no estoque e até mesmo quando um negócio é fechado, tudo atualizado em tempo real.

Confira abaixo a entrevista da Information Management com o diretor-presidente da Sankhya, Felipe Calixto.

Information Management: Como funciona a nova solução mobile da Sankhya?

Felipe Calixto: Ficamos muito empolgados com essa tecnologia porque ela tem um teor de inovação muito grande. Ela é capaz de mudar os seus hábitos. Como gestor, em qualquer lugar consulto o ranking de análise de vendas, vejo informações sobre os vendedores e tudo mais. Você passa a ter a empresa na palma da mão. O impacto disso na vida de de um executivo será algo similar ao impacto da vida do celular. Os executivos tinham dificuldade de ter esses dados sobre a própria empresa. Mas agora isso está resolvido.

Information Management: O aplicativo roda bem nos smartphones mais populares do mercado?

Felipe Calixto: Sim, ele funciona em celulares com sistemas Android e iOS, mas também roda em qualquer plataforma por ser uma tecnologia web. A mesma solução que roda em um desktop roda em todos os sistemas. Em alguns smartphones que ele tem um desempenho melhor, como nos aparelhos da linha Galaxy, da  Samsung e no iPhone 4 ou 4S. Já no iPhone 5 ele fica um pouco grande para a tela, mas ainda sim é possível analisar os dados. Ele também funciona bem em qualquer tablet, é possível navegar com perfeição.

Information Management: Quais informações são exibidas no aplicativo?

Felipe Calixto: Qualquer tipo de informação que o gestor quiser, como faturamento, ranking de rentabilidade, quais unidades estão rendendo mais, o meu quadro de colaboradores, dados da área contábil, entre outras. O sistema é flexível e traz informações de o ERP para desktops. A grande novidade agora é que disponibilizamos essas ferramenta móvel para o gestor ter acesso à ferramenta quando e onde quiser.

É possível cadastrar clientes, por exemplo, apesar de não ser comfortável de fazer no celular, que tem um teclado pequeno.

Information Management: O que é possível fazer no aplicativo?

Felipe Calixto: Como o sistema está ligado na nuvem, a qualquer momento é possível consultar a informação mais recente sobre a sua empresa. Você pode tomar decisões estratégicas baseando-se em dados atualizados em tempo real. Você pode ter controle até mesmo da produtividade das suas equipes.

Information Management: Qual é a importância do “big data” para as empresas no cenário atual do mercado?

Felipe Calixto: Há tecnologias que algumas empresas podem abrir, mas outras, não, como o celular. Ele é uma necessidade, assim como cloud e big data serão em um futuro breve. naturalmente a adesão à tecnologia é lenta, porque apenas alguns empresários lideram a adoção desse processo. Logo, acredito que todo o mercado de ERP e tecnologia precisará desse recurso para não ficar fora do mercado.

Information Management: Algo que gostaria de mencionar?

Felipe Calixto: Somos a primeira empresa 100% do ERP no celular. Somos os pioneiros, já estamos com a solução na web e empresas com essa tecnologia ainda não existem. Nos próximos seis meses ou um ano, é difícil uma empresa de nível nacional oferecer essa ferramenta. é uma tecnologia complexa e muito grande. Estamos desenvolvendo há 11 anos nessas tecnologias e investimentos R$ 16 milhões durante esse período.

Outra coisa que destaco é que lançamos também o que chamamos de universidade corporativa, que dissemina conhecimento para funcionários das empresas, com o objetivo de ensiná-los a aproveitar ao máximo nossas soluções. Estamos sempre acompanhando o cliente para ver o estágio ele está para aplicarmos a solução ideal para ele. Isso está ligado ao conhecimento que queremos discutir ou transferir, para que eles apliquem os fundamentos da administração de forma também sustentável.

Share This Post

Post Comment