43% das empresas brasileiras não têm estratégias de Big Data

No Brasil, 43% das empresas não têm planos de estratégia de Big Data, de acordo com uma pesquisa divulgada durante o EMC Fórum, realizado nesta semana em São Paulo.
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No entanto, 93% das 113 companhias entrevistadas afirmaram que suas decisões poderiam ser mais qualificadas com o uso de tecnologias de Big Data.

O estudo também mostrou que a cultura da empresa atrasa os negócios em 73% dos casos. "O grande desafio que vemos é com as pessoas. Há muitas mudanças, mas as pessoas reagem diferentemente, combatem, fogem ou congelam e não sabem o que fazer. Por isso, as pessoas levam mais tempo para se atualizar", afirmou Brian Gallagher, presidente da divisão de Enterprise Storage.

"Há uma necessidade de educar esse público sobre o Big Data e a EMC investirá nisso no Brasil", diz Gallagher. A companhia oferecerá teleconferências com profissionais de Boston e Califórnia para auxiliar na conscientização sobre Bg Data no paísl. Os executivos precisariam dedicar uma semana para se apromirar nesse tema, viajando para os EUA, mas o executivo hoje não tem um dia livre sequer, de acordo com os executivos.

Além disso, acompanhar a inovação nos próximos três anos representa um desafio para a grande maioria das companhias (88%).

O setor financeiro nacional é a principal base de clientes da EMC no Brasil, é um "mercado mais maduro", diz Cunha. No entanto, a pesquisa indica que 50% das empresas nao tem como recuperar seus dados em caso de danos, sejam lógicos ou físicos, o que ressalta a necessidade da adoção de ferramentas de storage, como a oferecida pela empresa.

Cunha também aponta o orçamento como um dos problemas. "Não só o conhecimento, como também a falta de recursos, por isso a automatização de data centers  é cada vez mais fundamental para resolver esses problemas", afirma. Cunha diz ainda que as companhias ainda olham muito mais o custo do investimento do que o retorno.

Sobre o recém anunciado escritório no Rio de Janeiro, Gallagher afirmou que "precisamos garantir que competimos em base global todos os dias. Temos clientes em todo o mundo, mas não damos nada como garantido. investimos em inovação para avançar na tecnologia, já que a TI está em um ponto que precisamos entregar a melhor e mais eficiente solução senão perdermos nossa colocação no mercado".

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