Impacta é a primeira instituição brasileira a emitir certificação digital via tecnologia blockchain

Impacta é a primeira instituição brasileira a emitir certificação digital via tecnologia blockchain

Já utilizada nos Estados Unidos e Europa, “medalha virtual” permite que estudantes exponham suas certificações adquiridas e comprovem o aprendizado

Em sintonia com a evolução mundial da tecnologia, o Grupo Impacta, referência em educação voltada para as áreas de Gestão, Design, Tecnologia da Informação e Mercado Digital, passa a oferecer aos seus alunos a certificação validada por meio da tecnologia blockchain. Em formato de medalha virtual – chamada de Badge, o aluno aprovado poderá demonstrar a conquista de uma determinada atividade, emitida e controlada pela instituição, que tem reconhecimento mundial.

A Impacta que, durante 30 anos de história, sempre prezou pela qualidade do ensino criando cursos com metodologia única e reconhecida pelas maiores associações de RH e T&D, será a primeira empresa da área educacional a utilizar o protocolo com essa nova tecnologia. Com o Badge, o estudante poderá compartilhar, em suas redes sociais (Linkedin, Facebook, Twitter, WhatsApp) ou até mesmo na assinatura de e-mail, os certificados de seus cursos realizados.  

As medalhas digitais reafirmam a autenticidade e integridade do certificado gerado, além de permitir a distribuição da informação por toda a rede por meio da tecnologia blockchain, a mesma utilizada nos bitcoins. O badge emitido pela instituição tem validade de dois anos e poderá ser renovado pelo ganhador.

Além de ser um diferencial para o aluno, Marcelo Botelho, diretor de operação do Grupo Educacional Impacta, acredita que a ferramenta trará um novo marco em um mercado de trabalho que sofre com a dificuldade de se comprovar conhecimentos e habilidades dos candidatos adquiridos em tantos cursos disponíveis atualmente. “Além de levar o nome da Impacta, as certificações exibidas nos meios digitais garantem destaque aos alunos que passam a integrar no mercado e facilitam a vida dos recrutadores”.

Possibilitando a verificação e comprovação dos conhecimentos adquiridos durante o curso, o uso do badge deverá se tornar um importante instrumento para empresas atestarem o conhecimento de seus candidatos.

As autenticidades das certificações também são providas de tecnologia de ponta, que reafirmam a posição do Grupo Impacta e seus estudantes. “Por meio dessas plataformas, cada certificado digital emitido origina um único código de autenticação com o padrão open badge – além de um código (hash) da rede blockchain ”, completa Botelho.

Entre as organizações responsáveis por definirem e manterem os padrões tecnológicos de aplicação das medalhas virtuais estão, European Badge Alliance (EBA), Badge Alliance, Badge The World e Mozilla OpenBadges. A Brasil Open Badge, inclusive, está associada ao Mozilla OpenBadges.

Share This Post

Post Comment