5 dicas práticas para reuniões de análise de desempenho eficazes

5 dicas práticas para reuniões de análise de desempenho eficazes

Como extrair o melhor de seus colaboradores? De que forma entender o valor de cada funcionário para as rotinas de seu negócio? Qual o melhor caminho para integrar equipes em prol do alcance dos objetivos estratégicos de uma organização?

Estas são algumas das perguntas que fazem parte do dia a dia de um gestor devidamente envolvido com a coordenação de equipes e em busca de extrair o melhor de cada um dos membros de seu time.

Para responder tais questões, entretanto, é preciso, antes de tudo, saber avaliar seus colaboradores de uma forma eficiente, visando alinhar com eles exatamente o que sua empresa reserva e espera de seus desempenhos. Desta forma, será possível corrigir eventuais falhas na condução das atividades do negócio e desenvolver uma cultura organizacional forte e bem direcionada.

Pensando nisso, no artigo de hoje separei algumas dicas para auxiliar os colegas a implementar um modelo de reunião de análise de desempenho mais assertivo e que propicie melhores resultados para a empresa como um todo. Acompanhem!

01.  Estabeleça critérios de avaliação

Antes de analisarmos o desempenho de um funcionário ou de determinada equipe, é preciso estipular a partir de quais critérios desenvolverei tal análise. Um dos modelos mais utilizados atualmente consiste na Avaliação 360º Graus, em que o colaborador é avaliado por todos aqueles que mantem alguma relação profissional com o funcionário: gerente, líderes, pares, colegas e até mesmo clientes.

Em uma reunião de desempenho, um panorama geral desta avaliação pode ser apresentado ao colaborador, com o intuito de fomentar feedbacks assertivos que o conduzam a um melhor exercício de sua função.

02.  Avalie o impacto do colaborador para a organização

Cada vez mais, é consenso nas companhias modernas, a importância da integração entre os departamentos de um negócio de modo a favorecer as conquistas dos objetivos estratégicos da empresa.

Neste sentido, em uma reunião de análise de desempenho, é fundamental que o gestor aponte para o colaborador o que se espera dele dentro do contexto integral da organização e estimule-o a manter uma comunicação aberta tanto com seus pares, quanto com os integrantes de outros setores e equipes.

03.  Seja claro e forneça análises construtivas

Da mesma forma que se espera uma comunicação aberta entre colaboradores e equipes, o gestor deve fomentar uma conversa bastante clara nos processos de análise de desempenho. Na verdade, ele deve servir como um modelo de inspiração para a abertura do diálogo na empresa. O importante aqui é fornecer avaliações construtivas, que apontem sucessos e eventuais falhas, sempre propondo caminhos para que se extraia o melhor do funcionário.

04.  Otimize o tempo

Reuniões devem servir como um ponto de alinhamento visando a conquista de objetivos, correções de rota e indicações do que está caminhando corretamente. Quando são dispersas e tomam demasiado tempo do colaborador, elas acabam por interferir na produtividade da empresa e sequer auxiliam como fonte de feedback.

Sendo assim, crie métodos para tornar suas reuniões de análise de desempenho mais objetivas. Isso pode ser feito, por exemplo, por meio da utilização de checklists que servirão de base de apoio para as reuniões.

05.  Implemente a avaliação contínua

Por fim, a reunião de análise de desempenho deve ser apenas uma parte de um processo de avaliação contínua e diária dos seus colaboradores. Afinal de contas, será por meio dos indicadores extraídos no cotidiano da organização, que se poderá avaliar realmente o quão produtivo e eficiente tem sido um funcionário ao longo de sua jornada em uma empresa.

Com todas essas indicações aqui expostas, temos condições de apontar um norte para a melhoria dos processos de uma empresa e do desempenho de nossas equipes. É tarefa do gestor indicar este caminho, tendo sempre em mente o sucesso do negócio.

 

[author] [author_image timthumb='on']https://docmanagement.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Michel-Cardoso-thumbnail.jpg[/author_image] [author_info]Michael Cardoso

Cofundador, sócio e atual diretor de operações da JExperts[/author_info] [/author]

Share This Post

Post Comment