EMC fornecerá tecnologia de armazenamento e proteção de dados nas Olimpíadas

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 assinou contrato com a EMC para ser fornecedora dos Jogos Olímpicos, uma vez que a empresa atendeu a todos os requisitos de confiabilidade, disponibilidade, escalabilidade e segurança exigidos para este tipo de evento, que não permite falhas e conta com os maiores parceiros de tecnologia do mercado.carlos Cunha

As soluções da EMC suportarão as duas principais torres de tecnologia de informação do Rio 2016 (Rede Administrativa-ADMIN e Rede Jogos-GAMES), que centralizam os dados obtidos nas 35 instalações de competições, nas quais, mais de 10.500 atletas estarão competindo. Esta capacidade promoverá os ambientes de armazenamento e proteção dos dados que forem gerados, permeando todas as fases do Rio 2016, desde o planejamento até o período de operações (ensaios técnicos, eventos-testes e jogos).

Dados cruciais como os resultados das competições, fotos e vídeos dos eventos, informações dos atletas e de suas nações, registros das instalações, entre outros, serão armazenados e protegidos por meio das tecnologias EMC: Avamar, EMC VNX e RecoverPoint. O espaço poupado pelo uso das soluções EMC para armazenamento dos dados é o suficiente para dois milhões de fotografias adicionais, por exemplo. Para o evento, será destinado espaço de armazenamento para mais de 55 terabytes de dados, o equivalente a 720.000 fotos ou 4.000 minutos de filmagem.

As plataformas de armazenamento de dados da família EMC VNX, possuem forte integração com ambientes virtualizados e altíssima disponibilidade por meio de uma arquitetura redundante e sem ponto único de falha. Características como gerenciamento centralizado, facilidade de uso, baixo consumo energético e baixa dissipação de calor também foram avaliadas para o fornecimento da solução.

As plataformas de proteção de dados para o Rio2016 serão baseadas nas famílias EMC Avamar (backup/restore) e EMC RecoverPoint (replicação de dados). O Avamar utiliza tecnologia patenteada pela EMC para economia de espaço, desduplicação em tempo real, garantindo que dados duplicados não sejam armazenados no ambiente, prorrogando a vida útil da solução e postergando eventuais investimentos em expansões de infraestrutura, o que reduz o custo total de propriedade dos ambientes. A tecnologia EMC RecoverPoint provê uma arquitetura inovadora que alia a replicação de longa distância à proteção contínua de dados baseada em dispositivos de propósito específico (appliances) – a proteção contra falhas lógicas e a otimização da largura de banda na rede de replicação estão nativamente incorporadas à solução ofertada, minimizando os tempos de recuperação em caso de eventual ocorrência de falha física e/ou lógica nos ambientes implantados.

A parceria com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 impulsiona a sinergia obtida com empresas da Federação EMC, como RSA e Pivotal, visando fomentar a inovação e a cultura tecnológica de forma integrada entre as empresas componentes da Federação, mundialmente e, agora, em especial, no Estado do Rio de Janeiro, que abrigará os Jogos 2016. A EMC investe continuamente em inovação, a exemplo de seu Centro de Pesquisa em Big Data instalado na cidade carioca, obtendo resultados a médio e longo prazos, que se traduzem em benefícios mensuráveis materializados nas tecnologias embarcadas nos produtos EMC.

Para Carlos Cunha, diretor presidente da EMC Brasil,“Os Jogos Olímpicos no Brasil geram oportunidades essenciais para o desenvolvimento de muitas áreas, como o esporte, mas também na infraestrutura da cidade e fortemente em tecnologia. Estamos entusiasmados em fazer parte dessa grande oportunidade e poder deixar um legado de inovação e aperfeiçoamento dos Jogos Olímpicos junto com cada parceiro e o Rio 2016”.

Share This Post