Protiviti orienta sobre a importância da auditoria interna de Compliance

A transparência e o cumprimento de leis, normas, regras e acordos vêm se firmando como valores universais nas empresas do mundo todo. Escândalos de governança como o da Enron, World Com e Parmalat provocaram novas apreensões que culminaram não só na criação, como também, no aprimoramento de inúmeras leis em diversos países que instituíram a obrigação de programas de compliance e de monitoramento.compliance

No Brasil, o termo compliance ganha expressão nas agendas da alta administração em tempos de Operação Lava-Jato e Lei Anticorrupção. Com a preocupação das empresas em se adequarem cada vez mais a modelos de sustentabilidade ética, a área de auditoria interna torna-se imprescindível no combate à corrupção, garantindo que todos os procedimentos realizados pelos funcionários estejam em conformidade com os regulamentos internos e com as normas externas à organização.

Para apoiar as empresas num projeto de compliance mais efetivo, a Protiviti, consultoria especializada em auditoria interna, serviços em gestão de risco e compliance, apresentará, durante a 37ª edição do Congresso Brasileiro de Auditoria Interna (Conbrai), a palestra “O papel da auditoria interna nos programas de compliance”.

A plenária, que será ministrada por Alessandro Gratão, líder no Brasil das práticas de auditoria interna e financial advisory da Protivit, abordará, dentre outros temas, situações de riscos que devem estar no radar do programa de integridade da empresa e que, consequentemente, se tornam alvo das ações de monitoramento de compliance, tais como a contratação de terceiros sem a diligência prévia e até mesmo o oferecimento de hospitalidades, brindes e presentes a agentes públicos.

“O foco da palestra é mostrar às empresas que ser preventivo é muito mais barato, preserva a imagem e dói menos, inclusive no bolso”, explica Gratão, que nos últimos anos tem desenvolvido inúmeros projetos de auxílio às companhias nas operações de auditoria e compliance ao FCPA, UKBA e agora à Lei Anticorrupção.

Serviço

Palestra: O papel da Auditoria Interna nos programas de Compliance.
Palestrante: Alessandro Gratão, líder no Brasil das práticas de auditoria interna e financial advisory da Protiviti.
Data: 27 de setembro
Horário: 14h30
Local: Transamérica Expo Center
Endereço: Av. Doutor Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro, São Paulo/ SP.

 

Share This Post

Post Comment