App “criado no mato” revoluciona a forma de comunicação, a colaboração e o engajamento entre o cidadão e os deputados de Mato Grosso

App “criado no mato” revoluciona a forma de comunicação, a colaboração e o engajamento entre o cidadão e os deputados de Mato Grosso

Desenvolvido pela Fidelity Mobile licenciado para a Assembleia Legislativa do Mato Grosso (ALMT), o aplicativo traz tecnologias disruptivas desenvolvidas que potencializam o engajamento, a colaboração, e a interação entre o cidadão, o ambiente e o governo.

Imagine se o cidadão pudesse interagir diretamente com cada deputado e apresentar suas demandas e preocupações sociais sem custos, sem barreiras, sem intermediários? A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) tornou isso possível por meio do app ALMT Interativa, desenvolvido pela Fidelity Mobile para as plataformas Android, iOS e Windows Phone, disponível para os idiomas português, inglês e espanhol. O aplicativo tem por objetivo transformar a forma como os cidadãos interagem e colaboram com o governo.

Ao desenvolver o app ALMT Interativa, a Fidelity Mobile procurou ir além da criação de um mero canal de informação para o cidadão e procurou transformá-lo em um verdadeiro canal de comunicação, colaboração interação e engajamento social. É o único aplicativo de governo no mundo que permite que o cidadão fale diretamente com o seu deputado e com a assembleia legislativa sem custos, ou converse com outros usuários por meio de um chat similar aos serviços de mensagens online conhecidos no mercado. “Não queríamos criar um aplicativo para ser apenas uma reprodução do Diário Oficial, mas sim criar e oferecer uma tecnologia verdadeiramente cidadã”, afirma Valdemar Mendonça, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Fidelity Mobile.

Tecnologias Disruptivas

 

Por trás do app, existe um projeto de inovação aprovado por mérito científico pela Fidelity Mobile no programa TECNOVA, gerido pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Mato Grosso (FAPEMAT). Este projeto gerou tecnologias disruptivas inéditas no mundo:

·         Chat Deputado + Chat Cidadão: Trata-se de uma ferramenta de conversação ou bate papo em tempo real com os mesmos recursos dos serviços deinstant messenger tradicionais, como o Whatsapp, que possibilita o envio de mensagens de texto, arquivos, dos cidadãos com os deputados e a assembleia. Para atender aos requisitos da Constituição e do Marco Civil da Internet, todo usuário faz um cadastro prévio antes de utilizar este serviço;

·         Web Chat: Sistema para o atendimento das interações do Chat Deputado por meio da intranet integrado ao app. Por meio dele o gabinete do deputado e os setores da assembleia legislativa podem realizar o atendimento a todos os cidadãos;

·         Funções sem e com internet: Todos os serviços do aplicativo podem ser utilizados sem internet via SMS sem custos para o cidadão;

·         Funções   offline:  O app permite a navegação sem internet, sem bugs superando um dos grandes problemas do atual ecossistema de aplicativos pois a grande maioria dos apps no mercado mundial exigem uma conexão constante com a internet para realizar funções simples de como abrir, navegar, acessar menus.

·         Gamificação: Inserida no app com o objetivo estimular  os jovens a se engajarem nas questões políticas. Ao interagir com o app os cidadãos ganham pontos, sobem no ranking, conquistam troféus e concorrem ao título de cidadão colaborativo.

Essas tecnologias foram pensadas para assegurar a comunicação e o engajamento entre sociedade civil e o Poder Legislativo a todo momento. Por um lado, viabiliza que o cidadão possa falar com o deputado independentemente da disponibilidade de sinal de dados ou WiFi. Por outro, simplifica a gestão desta interação por parte do gabinete do deputado e da Assembleia Legislativa, por meio de uma ferramenta que evita a formação de uma fila de interações em aberto.

Share This Post

One Response to "App “criado no mato” revoluciona a forma de comunicação, a colaboração e o engajamento entre o cidadão e os deputados de Mato Grosso"

Post Comment