Grandes redes varejistas, pequenos empresários, prestadores de serviço, e mesmo as pessoas comuns se aproveitam das vantagens da Internet para o comércio. É possível alcançar clientes geograficamente distantes e oferecer a comodidade da compra em qualquer horário. Para atrair o cliente e garantir o sucesso da loja on-line as estratégias usadas são diversas: produtos exclusivos, artigos feitos sob demanda, disponibilidade de estoque, preços atrativos, canais de comunicação, um site bonito e fácil de navegar, pagamento facilitado, entre outros. Todos querem oferecer a melhor experiência possível para o cliente.

No entanto, existem outras questões fundamentais para todos os que mantêm um site de compras na internet: O seu site é seguro? As transações são criptografadas? Os pagamentos são monitorados? Você sabe onde os dados estão armazenados? O que aconteceria se o seu banco de dados fosse atacado e cibercriminosos tivessem acesso aos dados dos seus clientes?

Informações como logins e senhas usadas em sites de e-commerce, assim como números de cartões de crédito, são muito valiosos para os cibercriminosos. Essas informações são vendidas na dark web e podem render um bom dinheiro a quem conseguir roubá-los. Em posse dessas informações, os criminosos podem clonar cartões de crédito e efetuar compras usando os dados de outras pessoas. Por esse motivo as redes de varejo e os sites de compras são alvos constantes de ciberataques.

Atualmente é bastante fácil criar um e-commerce, qualquer pessoa pode contratar o serviço de uma plataforma e iniciar sua loja virtual. Existem até mesmo ferramentas gratuitas para isso. Somado a isso, temos o costume de achar que se contratamos um serviço de tecnologia ele deve se responsabilizar por tudo. Mas isso não é verdade. O dado da empresa é responsabilidade da empresa e não de quem o está armazenando. A plataforma ou software que você contrata é responsável por manter a estrutura em funcionamento, mas os dados que trafegam por lá precisam ser devidamente protegidos.

Ao optar por comprar em determinada loja o cliente está confiando no fornecedor e, se souber que os seus dados foram roubados e usados em fraudes, jamais voltará a fazer negócio com a empresa, seja ela pequena ou grande. Um grave incidente cibernético pode afetar a reputação da empresa de forma irreversível.

Na União Europeia está sendo criada uma nova regulamentação que irá mudar a forma como as empresas lidam com os dados dos clientes. Dentre outras mudanças, as empresas serão responsabilizadas e terão que arcar com as consequências caso não protejam os dados dos usuários de forma apropriada e venham a sofrer ataques. Isso também afetará os países que têm ligações comerciais com a União Europeia.

Novas regras de mercado relacionadas à segurança dos dados do consumidor são necessárias e não tardarão a chegarem por aqui também. Com o constante aumento de ataques cibernéticos, em breve, a segurança dos dados vai se tornar uma vantagem competitiva para o varejo. Só quem estiver de acordo com as normas e oferecer transações realmente seguras para os clientes conseguirá seguir em frente.

O varejista precisa entender que ele também é responsável pelos dados dos seus clientes e, além de uma loja virtual eficiente, precisa oferecer um ambiente realmente seguro para não ser responsabilizado pelas perdas.

 

Marcus Almeida

Gerente de Inside Sales & SMB da McAfee