Robótica pode aumentar a rentabilidade empresarial em até 5%

Robótica pode aumentar a rentabilidade empresarial em até 5%
Os avanços em Inteligência Artificial e TI fazem da Automação de Processos de Robótica uma realidade
De acordo com um estudo apresentado recentemente pelo projeto RoboLaw, um consórcio da União Europeia, a aplicação de robôs nas áreas de saúde, produção e serviços gerará um impacto de até US$ 4,5 trilhões por ano a partir de 2025. A previsão é para a próxima década, mas a robótica já faz parte da realidade atual. “O desafio histórico na implementação da Automação de Processos de Robótica era o fato de que, muitas vezes, o custo deste era maior do que o do trabalho de um profissional. À medida que o poder computacional aumentou drasticamente e os custos de TI foram reduzidos de forma acentuada, a automação robótica tornou-se mais viável do que nunca”, diz Abid Ali Z Neemuchwala, VP & Global Head de Business Process Services da Tata Consultancy Services (TCS), empresa líder em serviços de TI, consultoria e soluções de negócios.
Há potencial para a robótica em todos os setores, com destaque para as seguradoras, indústria farmacêutica e utilitários – e a TCS já está desenvolvendo projetos em cada vertical a que presta serviços, nos processos complexos que envolvem tomadas de decisões baseadas em regras, reconhecimento de padrões e cálculos. Alguns modelos de Automação de Processos de Robótica (RPA – Robotic Process Automation), que é a técnica de automatizar as tarefas repetitivas e volumosas que compõem os processos de negócios, já foram implementados. Com projetos piloto iniciados há mais de dois anos, os clientes da TCS têm notado benefícios significativos a partir da RPA. Uma empresa do setor de energia apresentou reduções de 90% em recursos humanos, uma editora obteve um aumento de 50% na produtividade, e uma empresa de serviços profissionais registou uma economia de mais de $400 milhões ao ano.
“Um dos aspectos mais vantajosos de incorporar a robótica nestes processos é a versatilidade de uso e as diversas aplicações possíveis em diferentes setores. Isso gera oportunidades importantes em termos de eficiência, produtividade e redução nos custos operacionais”, diz Henry Manzano, CEO para a América Latina.
A previsão é de que a implementação aumente exponencialmente nos próximos dois anos. “A TCS espera que a crescente adoção dos Processos de Automação de Robótica impulsione uma crescente adoção de Processamento de Operações ao criar modelos de precificação totalmente variável para os clientes. Empresas cujos contratos de BPS estão em vias de renovação serão obrigadas a buscar soluções inovadoras junto a provedores como a TCS”, revela Manzano.
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