Em entrevista para o portal Information Management, Alceu Bravo, diretor para a Indústria de Comunicações e Mídia Oracle para a América Latina, conta que cloud, além de ser a tendência no momento, é um dos novos pilares da tecnologia empresarial, e que a empresa tem como objetivo a liderança desse mercado na área de telecomunicações.

Há algum tempo, a Oracle criou um programa de aquisição de empresas visando a melhoria dos produtos fornecidos optando por ferramentas modernas e de qualidade para complementar as áreas que a empresa não tinha condições, como faturamento de telecomunicações, que segundo Bravo é algo muito específico. Como essa, a Oracle também buscou soluções de outras empresas para incorporá-las no portfólio e vender um produto mais completo.

“Atuamos com várias aquisições para complementar o portfólio, a estratégia é ter um portfólio abrangente, avançado e diferenciado para poder compor nossos produtos em soluções que resolvem diversos problemas dos clientes por completo. Em uma solução podemos agregar três ou quatro produtos, isso facilita na aquisição do cliente, por ter todas as ferramentas em uma solução única e também é vantajoso, pois gera maior economia.” Afirma Bravo.

Segundo ele, cloud é para onde todos estão migrando quando se fala em soluções de software empresarial ou de tecnologia empresarial, e afirma ser um dos pilares da nova plataforma de tecnologia empresarial, no qual também constam a mobilidade, as redes sociais e o big data. Especificamente em cloud, o objetivo da empresa é colocar as soluções progressivamente em nuvem, temos um portfólio abrangente no qual o cliente já pode adquirir as soluções de CRM em cloud, RH em cloud, atendimento em cloud. O executivo comentou que no Oracle Open World, promovido em São Francisco, foram apresentadas novas soluções como infraestrutura em cloud, banco de dados, plataformas e mideware em cloud. E afirmou que os clientes poderão montar suas cloud privadas utilizando a tecnologia da Oracle.

Entre as novas soluções de cloud está o Oracle Communications Cloud que trata-se de um canal de autosserviço, que oferece recursos e a possibilidade de multi-hospedagem, para suportar as atuais demandas por Cloud Computing. Além disso, flexibiliza os modelos de contabilidade, faturamento e cobrança, e oferece suporte para qualquer serviço de Cloud ou pacote combinado. Além de construir e gerenciar nuvens, utiliza blocos de construção pré-definidos, que oferecem um monitoramento de Cloud e gestão. Outro benefício é a criação de serviços de Cloud individuais, bem como pacotes de serviços complexos.

No ponto de vista do diretor, a TI está mudando seu modo operante, que está ficando cada vez mais abrangente em diferentes setores, e tudo está relacionado à internet, como por exemplo, um prestador de serviços que deve interagir com os seus clientes através da internet e logo, suas soluções de TI também devem estar na internet. Bravo afirma que alguns aspectos da internet complicam na segurança, pois uma solução em um escritório isolado está muito mais segura do que exposta na internet. Ainda do acordo com Bravo “olhando os aspectos desse cenário fica complicado fazer TI dentro de casa”.