Estudo da CA Technologies revela o impacto da Economia dos Aplicativos no Brasil e no mundo

Um estudo desenvolvido pela CA Technologies, com 1,450 empresas líderes em seus respectivos setores em 13 países, indica que as organizações que estão inseridas na Economia dos Aplicativos, por meio do desenvolvimento de novas estratégias baseadas em conceitos modernos de TI, como o DevOps (desenvolvimento de TI orientado à operação de negócios), Gerenciamento de Nuvem e Mobilidade, por exemplo, estão obtendo resultados significativamente melhores de negócio do que as companhias que ainda não se adaptaram a este novo paradigma de mercado.

O estudo aponta, claramente, a diferença entre esses grupos de empresas, criando duas categorias bastante distintas:

-          “Líderes”: empresas que estão efetivamente desenvolvendo novas estratégias para lidar com os desafios impostos pela Economia dos Aplicativos e tirar proveito desta nova oportunidade: 24% dos entrevistados no mundo e 89% das empresas brasileiras foram classificadas neste grupo.

-          “Seguidores”: empresas que não estão inseridas ou buscando se adaptar efetivamente a este novo paradigma de mercado: 16% dos entrevistados no mundo e 11% das empresas brasileiras entrevistadas foram classificadas neste grupo.

 

Ao adaptar-se as demandas e desafios dessa nova economia dos aplicativos, os “líderes” estão superando substancialmente os “seguidores” em algumas métricas chaves de negócio. Os “líderes”, quando comparados aos “seguidores”, por exemplo, apresentam crescimento em faturamento de 106%, aumento do lucro em 68% e mais de 50% de expansão em novos negócios que estão sendo gerados por novas ofertas e serviços.

 

No mundo, 50% das empresas entrevistadas afirmaram que já percebem o impacto da Economia dos Aplicativos em suas respectivas indústrias. Como resultado desse panorama, 25% destas organizações também disseram que estão aumentando os seus investimentos para se adaptarem à nova realidade. No Brasil, 37% das companhias entrevistadas disseram que sentem de forma significativa os efeitos da Economia dos Aplicativos, entre elas, 28% responderam que estão aumentando os investimentos para se adaptarem ao novo contexto.

 

Outro dado interessante ressaltado na pesquisa é a quantidade de aplicativos desenvolvidos pelas empresas em 2013. No mundo, 51% das empresas que responderam o estudo lançaram pelo menos 4 novos aplicativos. No Brasil, 51% das organizações entrevistadas lançaram pelo menos cinco novos aplicativos no mesmo período.

 

Para todas as empresas entrevistadas, a segurança é o maior obstáculo para alcançar todos os benefícios da Economia dos Aplicativos, seguido de perto por restrições orçamentárias. Entretanto, os “líderes” já estão tomando outras medidas para assegurar que possam continuar competindo neste novo modelo econômico, como adquirir ou planejar a aquisição de, ao menos, uma empresa de desenvolvimento de software que trazem as ferramentas e habilidades críticas para aprimorar suas ofertas.

 

“Este estudo realça as oportunidades que a Economia dos Aplicativos apresenta ao mercado. A realidade é que a fidelidade dos clientes tem sido conquistada cada vez menos com o poder da marca apenas, mas por meio da experiência completa que esta marca oferece. Hoje, essa experiência é oferecida através de software”, afirma John Michelsen, Chief Technology Officer da CA Technologies. “Como podemos ver nos resultados deste estudo, as empresas reconhecem a importância do software e estão se adaptando de acordo – seja levando o desenvolvimento para dentro de casa, adquirindo capacidades ou investindo em ferramentas e tecnologia”, acrescenta Michelsen.

 

Entre os principais resultados do estudo, podemos destacar:

-          94% dos executivos de negócios no mundo (88% dos executivos brasileiros entrevistados) estão sofrendo com a pressão para lançar mais aplicativos, mais rapidamente, para satisfazer a demanda de seus clientes;

o   Como resultado, 88% das empresas entrevistas no mundo estão planejando adotar as práticas de DevOps para aumentar a entrega de aplicativos. No Brasil, 73% das empresas brasileiras entrevistadas já adota práticas de DevOps, e 27% pretende adotar nos próximos 3 anos;

-          Negócios ainda sofrem com obstáculos internos para endereçar a economia dos aplicativos:

o   25% dos líderes de TI afirmam que ainda faltam compreensão por parte dos líderes mais seniores da empresa sobre os benefícios e o impacto da economia dos aplicativos em suas organizações e no mercado. No Brasil, 34% dos executivos entrevistados afirmaram se deparar com esta falta de conhecimento;

o   25% dos líderes de TI afirmam que ainda faltam conhecimento e ferramentas ne mercado para buscar aproveitar dos benefícios da economia dos aplicativos. No Brasil, 19% afirmaram que ainda faltam conhecimento e ferramentas no mercado;

o   24% dos líderes de TI afirmam que existem barreiras culturais para ingressar na economia dos aplicativos. No Brasil, 39% dos entrevistados afirmaram que existem barreiras culturais e 35% ainda complementaram afirmando que seria difícil mudar a estratégia da empresa para se adaptar a nova realidade;

 

Metodologia da Pesquisa

A empresa Vanson Bourne conduziu a pesquisa do estudo desenvolvido e comissionado pela CA Technologies com 1450 líderes de TI de empresas dos segmentos financeiros, saúde, produção industrial, varejo, telecomunicações e entretenimento em 13 países: Alemanha, Austrália, Brasil, Canada, China, Estados Unidos, Espanha, França, Índia, Inglaterra, Japão, Itália e Suíça. Para obter os resultados mundiais do estudo, clique aqui. Para obter os resultados locais do estudo, procure pelos contatos de imprensa no final deste documento.

 

Share This Post