TOCCATO lança ferramente específica para o uso dos governadores

TOCCATO lança ferramente específica para o uso dos governadores

Com objetivo de otimizar o trabalho da alta gestão pública no Estado de Pernambuco, o Estação Digital garante à população mais qualidade no serviço público

Dentro de uma cidade, a vida de qualquer cidadão é tangida pela administração pública. Desde o atendimento em hospitais, passando por vagas nas escolas, segurança pública e demais serviços que são os responsáveis pelo bom andamento de um município. E, pensando nisso, o Governo de Pernambuco, cujo orçamento anual gira em torno de R$ 33 bilhões, decidiu otimizar os processos de gestão e melhoria dos gastos públicos e para tal contou com o apoio da Toccato, maior distribuidora Qlik do Brasil, no desenvolvimento da ferramenta Estação Digital.

Com o intuito de garantir rapidez no acesso às informações, o Estação Digital foi criado em parceria com a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e disponibiliza de maneira rápida, gráficos que respondam de forma dinâmica a qualquer pergunta. A aplicação reúne as informações relevantes de todas as Secretarias do Governo, como a Secretaria da Fazenda, que é responsável pelo sistema de arrecadação e controle dos gastos ou a Secretaria de Administração, que cuida da folha de pagamento ao Estado, para a consulta do Governador e dos Secretários. O aplicativo pode ser utilizado pelo governador em diversas situações, desde as tomadas de decisões diárias, durante a participação em reuniões e até mesmo em entrevistas à imprensa.

Diferente dos sites informativos, a plataforma Qlik Sense reage de forma dinâmica, pois funciona dentro de um navegador e não como um aplicativo instalado no tablet. A ferramenta permite ao usuário fazer perguntas, ao invés de apenas ter acesso a consultas prontas. O mecanismo da ferramenta Qlik Sense é colaborativo, ou seja, foi instituída uma ordem oficial para que todas as Secretarias enviassem as informações para Assessoria Especial do Governador, que é quem centraliza tudo isso. Os dados são disponibilizados na aplicação e a alta gestão tem acesso às informações por meio de um login e senha.

“Um governo eficaz, no qual as contas estejam equilibradas e com boa gestão, gera benefícios para todos, inclusive ao mercado. Cria-se um círculo virtuoso, quando a educação melhora, as empresas contratam profissionais com salários melhores, permitindo maior poder de compra, gerando empregos em todos os setores da economia e assim por diante”, afirma Gilberto Costa, Diretor de Inovação e Gestão do Conhecimento da Toccato. A intenção é que a solução possa chegar também a outros estados, pois Pernambuco se tornou referência em algumas áreas da gestão pública, com por exemplo, esse modelo de gestão integrada com reuniões semanais de acompanhamento e monitoramento de metas.

A aplicação proporciona agilidade para que o Governador consiga tomar decisões de maneira independente, acessando as informações de forma direta, além de possibilitar que os Secretários recebam os conteúdos integrados, facilitando a execução do trabalho e exigindo um raciocínio conjunto dos gestores. O produto passa por atualizações periódicas de conteúdo, sendo alimentado por todas as Secretarias do Governo.

O intuito é que a ferramenta seja utilizada por todas as Secretarias para facilitar os negócios internos, estimulando os gestores a contribuírem e a utilizarem essa tecnologia. “A ideia é suprir essa gestão de informações sobre arrecadação do Estado, despesas, folha de pagamento, imprensa e dar uma visão geral. O Qlik Sense foi escolhido pela facilidade de funcionar nas plataformas móveis e por possibilitar essa facilidade de consulta”, finaliza Gilberto.

Share This Post

Post Comment