Case: Celesc explora as possibilidades oferecidas pelo Big Data

Com a preocupação de atender às expectativas de evolução de sua plataforma tecnológica e sua capacidade de transformar dados em informação, a CELESC Distribuição, subsidiária da Centrais Elétricas de Santa Catarina, encontrou na Teradata , empresa mundial em soluções analíticas focadas em gerenciamento de marketing integrado, análises de big data e aplicações de negócio, soluções para obter excelentes resultados.Confira-tecnicas-para-vencer-o-desafio-de-gerenciar-Big-Data

O maior desafio da CELESC Distribuição é enfrentar a modicidade tarifária: levar energia para todos com o menor preço possível, equacionando sua administração com ganho em eficiência. O primeiro passo nessa direção já foi dado com a reorganização que redesenhou seus processos, buscando profissionalização. Isso inclui a mudança do estatuto social, plano diretor com metas físicas, financeiras e de sustentabilidade mais cerca de vinte iniciativas estratégicas com metas estimativas para 2030.

Por meio de um projeto assinado pela Maxtera, canal da fabricante, foi traçado um perfil que mapeou suas necessidades de curto, médio e longo prazos. Ele contempla soluções capazes de garantir a gestão de informações que visam identificar e coibir desperdícios, fraudes, entre outras análises. Para isso serão implantados no próximo ano appliances de dados de alta performance para data warehouse.

Além disso, a CELESC terá a sua disposição uma Arquitetura Unificada de Dados Analíticos. O objetivo é otimizar seus recursos físicos e financeiros, entregando energia a toda a população do Estado de Santa Catarina com o mínimo de interrupções, qualidade e segurança.

“A CELESC é a primeira empresa pública de energia a modernizar sua plataforma tecnológica de dados, além de explorar também o universo do big data. A conscientização de tratar dados e informações como um ativo da empresa, a iniciativa de empregar as melhores práticas e tecnologia de ponta para unificar os dados analíticos, aponta para um caminho de muito sucesso na gestão da CELESC“, diz Carlos Bokor, diretor executivo da Divisão de Governo da Teradata.

Share This Post

Post Comment