Phishing: como se prevenir contra esse golpe?

Phishing: como se prevenir contra esse golpe?

Com os avanços da vida digital, fazer compras ficou muito mais fácil para as pessoas. Porém, essa facilidade trouxe riscos para todos. De acordo com um levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Brasil teve um aumento de 80% na tentativa de ataques phishing, onde roubam dados de usuários.

Um ataque de phishing é realizado por um criminoso digital com o emprego de uma mensagem que pode ser enviada por e-mail, sms, mídias sociais, e outros canais que direcionam a vítima para uma página ou aplicação com o intuito de roubar os seus dados, como documentos pessoais, número do cartão de crédito e senha.

Identificar essas armadilhas digitais não é muito complicado, basta apenas ter um pouco de atenção e cuidado, segundo Oscar Peso, CEO da Diazero Security. “Saber reconhecer esse tipo de golpe é crucial para os dias de hoje, visto que vem crescendo a cada dia. Se a pessoa recebe um e-mail de ofertas de algum e-commerce, é necessário que verifique o remetente da mensagem, e compare com os canais oficiais da loja. Sempre desconfie de grandes descontos, pois essa é a mais famosa armadilha que realizam”.

Outra dica que o especialista em segurança digital fornece, é de sempre checar o domínio do site, uma vez que é comum que os criminosos trocam apenas uma letra similar à verdadeira. Copiar o nome da barra de endereços e colar em uma página de documento pode facilitar na descoberta, verificar a url na barra de endereços, pois o do site pode ter sido modificada com caracteres que busquem a similaridade com a oficial. Outra dica é observar a escrita dos anúncios, pois se tiverem muitos erros ortográficos, é bem possível que seja um phishing.

Estes ataques são mais comuns de ocorrerem em épocas festivas, como Black Friday e Natal, onde as lojas online se programam para oferecer descontos a seus consumidores.

"Nessas épocas é quando estes criminosos mais atuam, por haver uma demanda maior de consumidores desejando comprar algum produto. Seguindo esses passos, diminui-se o risco de cair em um golpe. E é muito importante que ao identificar como falso um anúncio, se faça uma denúncia para as entidades de segurança responsáveis, e para a empresa da qual estão utilizando o nome, assim eles podem derrubar essa propaganda”, encerra Oscar Peso.

Share This Post

Post Comment