Controle de orçamentos de TI migra para outros departamentos

O Gartner anuncia previsões para empresas e usuários de Tecnologia da Informação para 2012. Os analistas dizem que podem ocorrer alterações na forma de controle dos orçamentos das organizações de TI, conforme os custos e as tecnologias que estarão mais pulverizados pelas empresas.  “As tendências apontam o crescimento da computação em nuvem e sinalizam que os usuários vão usar seus próprios aparelhos no ambiente de trabalho”, disse Daryl Plummer, vice-presidente executivo do Gartner. 

Os analistas do Gartner anunciam que ao longo de 2012 haverá um aumento no volume de informações disponíveis para as companhias, mas que será um desafio entendê-las.     Em razão das mudanças no controle dos sistemas que as organizações de TI estão enfrentando, a perda da capacidade de garantir a consistência e a eficácia dos dados fará com que sejam necessários muitos funcionários para prevenir que as empresas percam oportunidades ou para que usem informações questionáveis para a tomada de decisões estratégicas. Como não existe nenhum marco regulatório no horizonte próximo, isso deixará que cada companhia decida por si mesma como lidar com a introdução de “Big Data” (grandes volumes de dados).

Além de 2012, o Gartner prevê que até 2014, 20% das mercadorias montadas na Ásia e consumidas nos EUA, irão para as Américas. A pesquisa também apontou que até 2016, pelo menos 50% dos usuários de email empresarial vão depender primariamente de um navegador, um tablet ou um cliente móvel, em vez de um cliente desktop.  “Toda organização que quiser crescer em TI no próximo ano deve estabelecer uma coordenação de atividades com áreas de negócio”, afirma Plummer. De acordo com o Gartner, até 2015, os serviços de nuvem de baixo custo vão canalizar até 15% do faturamento dos principais players e a bolha de investimentos vai explodir para as redes sociais de consumidores em 2013 e para as companhias de software social empresarial em 2014.

A organização também destaca que até 2015, projetos de desenvolvimento de aplicações voltadas para smartphones e tablets vão superar os projetos nativos de PCs a uma taxa de quatro para um, 35% dos gastos corporativos de TI para a maioria das organizações serão gerenciados fora do orçamento do departamento de TI, os preços para 80% dos serviços de nuvem vão incluir uma sobretaxa global de energia. No mesmo período, mais de 85% das organizações da Fortune 500 não vão conseguir explorar “Big Data” efetivamente para obter vantagem competitiva.

Já para 2016, a empresa prevê que 40% das empresas farão com que os testes de segurança independentes sejam uma precondição para utilizar qualquer tipo de serviço de nuvem, mais de 50% das companhias da Global 1000 terão armazenados dados confidenciais dos clientes na nuvem pública e o impacto financeiro do cybercrime aumentará 10% por ano, em virtude da descoberta de novas vulnerabilidades.

Share This Post

Post Comment