Rede Nacional de Ensino e Pesquisa: Promovendo o uso inovador de redes avançadas

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa: Promovendo o uso inovador de redes avançadas

Nova Associada ABEINFO, a RNP ou Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, foi criada em setembro de 1989 pelo então Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Seu objetivo era construir uma infraestrutura nacional de rede de internet de âmbito acadêmico. A Rede Nacional de Pesquisa, como era chamada em seu início, tinha também a função de disseminar o uso de redes no país.

Em 1992 a Internet chega ao Brasil com a implantação da primeira rede de internet no país, que alcançou dez estados e o Distrito Federal. Disponibiliza internet segura e de alta capacidade, serviços personalizados e promove projetos de inovação.

A RNP Tornou-se pioneira ao trazer a internet para o Brasil. Hoje, a rede chega a todas as unidades da federação e também está conectada às demais redes de educação e pesquisa na América Latina, América do Norte, África, Europa, Ásia e Oceania, por meio de cabos de fibra óptica terrestres e submarinos.

O sistema inclui universidades, institutos educacionais e culturais, agências de pesquisa, hospitais de ensino, parques e polos tecnológicos. Com isso, a RNP beneficia 4 milhões de alunos, professores e pesquisadores brasileiros

A RNP é qualificada como uma organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e mantida por esse, em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), das Comunicações (MCom), Turismo, Saúde (MS) e Defesa (MD), que participam do Programa Interministerial RNP (PRO-RNP).

Alguns números sobre a atuação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa:

800 organizações conectadas

+ de 4 milhões de usuários

50 redes comunitárias

+100 Gb/s de velocidade de conexão

Share This Post

Post Comment