Para muitas pessoas falar sobre cloud computing é modismo, enquanto para outras não há significado algum. O grupo técnico, por exemplo, conhece o conceito, mas não o associa aos negócios. São poucos os que enxergam oportunidades para empresas comuns e não para as empresas de TI, que já lançaram muitos produtos para a nuvem.
[private] Ainda não existe uma visão clara do que a nuvem pode trazer de riscos e oportunidades para as empresas. Hoje, pensar em produtos e serviços é necessariamente pensar em nuvem, primeiramente como estratégia de redução de custos internos, e sabemos que manter estrutura tecnológica em casa custa caro. Segundo, porque manter em casa toma tempo e a frase mais comum que escutamos é que "tempo é dinheiro", então, se nos toma tempo, nos toma dinheiro. Este é o principal discurso utilizado pelos fornecedores, mas é a ponta do iceberg.
O que é mais visível, porém, é que existem diversos riscos e oportunidades "escondidas". Pensemos por exemplo, em uma comunidade de associações de classe, sendo que cada uma delas pensa e age individualmente, no máximo trocam experiências em encontros. Em uma nuvem todas as associações podem compartilhar custos de TI, comprar em um portal único para reduzir custos, utilizar o mesmo software, o mesmo portal, a mesma estrutura de e-mails, o mesmo site de vendas, o mesmo controle de associados, enfim, atualmente, se você fornece para uma associação pense nisto! É claro que temos que levar em consideração o risco de deixar de ser fornecedor, mas há também a possibilidade de fornecer a todos, daí surge uma pergunta: Estou preparado? Para esta pergunta, não há resposta padrão, mas respostas únicas. Descobrir a resposta significa entender o momento e decidir o que se quer e como pretende atingir. Primeiro respondo, depois desejo e finalmente coloco em prática a estratégia (execução).
Muitas empresas e negócios vão desaparecer, outros vão se adaptar e outros ainda surgirão, é o conceito de Darwin, vence o que se adapta melhor. É exatamente o que está ocorrendo com as livrarias que estão desaparecendo e dando espaço para o livro virtual Caso minha empresa fosse uma editora e gráfica o que eu deveria fazer?
Os jornais e revistas já reestruturam seus negócios, alguns já sucumbiram, como é o caso do jornal do Brasil. Outros estão na internet e ainda vendendo revistas no IPAD à preço de banca, sem ter que imprimir distribuir e recolher sobras. Isto sim é se adaptar a este novo mundo. Se sua empresa presta serviços de rede e infraestrutura o que vai fazer? Talvez possa ser uma consultoria de portais, uma empresa para treinar as pessoas ou crie uma nuvem de apoio aos usuários remotos.
Bem o fato é que a nuvem chegou, para alguns é chuva, para outros vida. Esperamos que você desfrute do conteúdo e possa descobrir a sua oportunidade. [/private]
* Texto escrito por Carlos Maffei, diretor de mercados e negócios da Benner Sistemas.